Mostrando postagens com marcador *anita. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador *anita. Mostrar todas as postagens

30 novembro 2009

RIO DE JANEIRO


Rio, Rio de Janeiro,

quantas coisas tenho

para te dizer. Nomes

que nunca esquecerei,

amores

que amadurecem o seu perfume,

encontros contigo, quando

do teu povo

uma onda

agregue ao teu diadema

a ternura,

quando

à tua bandeira de águas

subam as estrelas

do homem,

não do mar,

não do céu,

quando

no esplendor

da tua auréola

eu veja

o negro, o branco, o filho

da tua terra e do teu sangue,

elevados

até à dignidade da tua formosura,

iguais na luz resplandecente,

proprietários

humildes e orgulhosos

do espaço e da alegria,

então, Rio de Janeiro,

quando

alguma vez

para todos os teus filhos,

e não somente para alguns,

abrires o teu sorriso, espuma

de morena náiade,

então

eu serei o teu poeta,

chegarei com a minha lira

para cantar em teu aroma

e na tua cintura de platina

dormirei,

na tua areia

incomparável,

na frescura azul do leque

que tu abrirás no meu sono

como as asas de uma

gigantesca

borboleta marinha.

Pablo Neruda, Ode ao Rio de Janeiro 1953.

17 novembro 2009

detalhes brilhantes na imensidão


Quando pousei na amazonia pela segunda vez, era o ocaso.
As nuvens dançavam entre os raios de luz e os rios abaixo eram inteiramente dourados como serpentes de ouro gigantes caminhando no meio da floresta...
quem já foi a esses 49 porcento de nosso país, a amazonia, sabe que a palavra "imenso" talvez só pudesse ser realmente sentida em sua raiz por lá, entre as paxiúbas, açaizeiros, buritis...

beijos de cupuaçu com tapereba
anita.

13 outubro 2009

Astronomia indigena e arte da américa




Passamos tantos anos olhando para a terra, escavando, procurando no meio de serpentes restos do passado, fragmentos de cerâmica ....perdendo e encontrando na arqueologia a porta do tempo e da arte. E foi derrepente, numa noite estrelada sem nenhuma nuvem, que nos surpreendemos ao darmo-nos conta que tudo aquilo que buscavamos profundamente debaixo da terra, nos desenhos dentro e fora de piramides desenterradas, eram simplesmente cacos do espelho do céu....Não saberia descrever ,na explosão fina de palavras, a sensação daqueles instantes onde os desenhos mayas que estavamos tão acostumados a ver, limpar, restaurar, comentar, se estamparam gigantemente acima de nós, costurado nas estrelas. As constelações então ressoavam seus milênios mais largos do que aqueles milênios moldados pelos homens mayas que guardavamos eternizados em objetos que preciosamente estavam aos pedaços nas nossas próprias mãos. Seus olhos antigos derrepente inundaram-nos e pudemos ver, o que até então não tinha tomado tanta dimensão...os significado profundo de sua arte e sabedoria astronômica, que a mais de 3 mil anos se mantém em seus povoados, "por las sendas de los chamanes."
(Tradução espontanea de meu sentimento sobre trabalhar na exposição de astronomia indigena na amazonia, expressando tambem o que li sobre o cosmos mayas de linda schele....(como ela mesmo disse..."picante pero saborosa" , uma grande artistas e a maior especialista da história da arte deste continente , sobretudo ao que se refere aos mayas....).


Que legallllllllllllll essa vida que vai se juntando como as contelações ( México, Guarani, Amazonia...)

obs: as imagens são do túmulo do rei Maya Pacal da cidade de Palenque... e representa o momento de morrer, Pakal ( rei Maya de palenque) cai pela via lactea, no horizonte do sul. Essa caida se denomina och be " se adentrou pelo caminho" A palavra Maya para a via lactea era sak be ( caminho branco) e xibalbá be "caminho de temor reverente")

Anita Moreira.

Alo amigos



Vejammmmmmmmmmmm essa animaçãoooooooooooo feita nos anos 50 pela disney sobre o Brasil...sobre a aquarela do Brasil que brinda com arte , poesia, a maravilha da natureza e do samba , a essencia de ser brasileiro......carioca e brasileiro. Foi ai que nasceu zé carioca!!!!!!! maravilhosa a animaçãooooo

beijos e aquele abraço

Anita.
 _______

aproveitando esta onda de interferências aqui vai outra parte desse filme. Aqui, o pateta na argentina dançando chacarera, caçando avestruz (!), comendo churrasco gaúcho de bombacha...

destaque pro valdisnei que aparece, pro desenhista gringo e seus desenhos legais e pro narrador que interpreta muito bem (mesma voz do zé carioca), que engraçado que é...
era 1942, os eua chegaram dominando sem erro, não dava pra resisitir, muito bom!

(na verdade acho que todo mundo ja viu esses filmes (menos a anita, hahahaha) mas acho otimo ter eles aqui no blog!)



Daniel

08 outubro 2009

ÊXTASE

"Deixa-te estar embalado no mar noturno
onde se apaga e acende a salvação.
Deixa-te estar na exalação do sonho sem forma:
em redor do horizonte, vigiam meus braços abertos
e por cima do céu estão pregados meus olhos, guardando-te.
deixa-te balançar entre a vida e a morte, sem nenhuma saudade.
deslizam os planetas, na abundancia do tempo que cai.
Nós somos um tênue polem dos mundos....
deixa-te estar neste embalo de água gerando círculos.
Nem é preciso dormir para a imaginação desmanchar-se em figuras ambiguas.
Nem é preciso fazer nada para se estar na alma de tudo.
Nem é preciso querer mais, que ve3m de nós um beijo eterno e afoga a boca da vontade e seus pedidos..."

CLARICE...

Queridos, obrigada por criarem um espaço no mundo onde tanta coisa boa pode ser compartilhada, essas palavras textos imagens imaginações ideias e ideais tem me alimentado muito a vida...seguimos compartilhando...
mensagens de amor , profundo, verdadeiro e realizado nunca é demais para ir no corpo do texto e do contexto da vida.

07 outubro 2009

Redentorosa




A Janela de minha casa...não me canso de reparar como as emoções das nuvens jogam com o humor de cristo, que abraça todos nós! e hoje ele estava rosa! as nuvens coloridas...

imaginem!
beijos de rio

05 outubro 2009

MEMÓRIA


Quando as pessoas morrem, se diz: em memória de... uma pessoa como mercedes sosa, o camarada é obrigada a cantar com o mais profundo da alma para alcançar o timbre certo para dizer o seu nome. Eu tive a alegria de poder escutar-la e sua voz percorrer toda minha alma. Sempre penso que a memória é o nosso real lugar no mundo que é para todos os vivos, de pura passagem. As pedras ficaram...esse corcovado ficará para outros passáros criarem seus ninhos, debaixo do cristo. Mercedes talvez esteja transitando em todos os cantos agora.

Acho que nosso país carece tanto de conhecimento dos artistas , das culturas desse continente que é um só...e bem...tambem carece de memória ne?
porque a memória no final das contas é o que possibilita que sigamos cantando essas belezas...
beijos na memória melodica desse futuro.
Anita.

30 setembro 2009

Comunicação: foz e as linhas de um blog `a revelia.

Esses dias aqui no Rio de Janeiro, falando com o querido seu Waldir 59, fiquei sabendo que alguns jornalistas procuraram ele nessas últimas semanas para fazer entrevistas, depois do que tinham lido na internet, na "nota" que à revelia escrevi nesse blog. Me surpreendi muito!!! Uma sensação estranha me chegou dentro do peito, como se pessoas me conhecessem e falassem de mim e chegassem ao lado de meus queridos, sem eu nem poder olhar no fundo da bolinha dos olhos dessas pessoas que brotaram nos dias pelas minhas palavras...e me pus a pensar que as palavras não perfuram olhares, criam, proliferam...que cada vez que escrevemos nesse blog é como estar inventando uma foz.

Esse blog alcança muitas pessoas afinal...E eu não havia me preocupado em escrever como quem escreve para o mundo, para onde o mar curva, só escrevi pensando em atingir um olho, d´agua, de quem precipita, para forma-se em rio... agora tantas coisas que aqui já foram ditas, para o bem, correm e se serpeiteiam nessas veias abertas de américa latina ne?

A comunicação ela é tão necessária e tão como uma teia de uma aranha né? frágil, linda , mas que captura até beija-flor.

A palavra então, cantada, poética, contando as histórias de vida, as flores e pessoas que vamos encontrando no caminho, as lutas e descobertas, são cheias dessas poçoes de fortalecimento para se contruir um caminho e um carinho, ao contrário de se deixar levar pelo fluxo maluco desse mundo onde parece que o único giro que as pessoas percebem é o do capital. Sou mais a das porta-bandeiras mesmo...

Fico sinceramente feliz que mais e mais pessoas possam compartilhar de poesias, de maneiras de espalharem em seus universos intimos, comunitários, essas sementes de idéias cravadas nas palavras. Salve! Salve! Espero que todas as pessoas possam sentir, refletir e usar com sabedoria.

Anita Moreira.


Sempre sei, realmente. Só o que eu quis, todo o tempo, o que eu pelejei para achar, era uma coisa só - a inteira - cujo significado e vislumbrado dela eu vejo que sempre tive. A que era: que existe uma receita, a norma dum caminho certo, estreito, de cada uma pessoa viver - e essa pauta cada um tem - mas a gente mesmo, no comum, não sabe encontrar; como é que, sozinho, por si, alguém ia poder encontrar e saber?
Guimarães Rosa

(Seu Waldir, voces, os Guarani, me ajudam a encontrar e cantar essas notas....)


Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo... Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e abaixa... O mais difí­cil não é um ser bom e proceder honesto, dificultoso mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até o rabo da palavra.
Guimarães Rosa

25 setembro 2009

As rosas de guimarães

Sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando, mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecen...do de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois." Guimarães Rosa

Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura.
Guimarães Rosa

21 setembro 2009

Nossa floresta... uma invenção cultural.

Podemos considerar, como sugeriu o historiador mexicano Frederico Navarrate que nossas florestas são, portanto, um grande monumento cultural :

“Às vezes os brasileiros acham que os seus povos indígenas não têm monumentos, não têm criações culturais tão impressionantes como as que existem no México ( Piramides) , noPeru e em outros países da América Latina, mas essa é uma visão equivocada. Se você começar a ler a arqueologia e a antropologia da Amazônia ( o mesmo se aplica para a mata atlântica ), o que é muito interessante de perceber é que a mesma floresta que existe até hoje é uma das grandes criações dos povos indígenas brasileiros. Ela foi modificada pelos homens e pelas mulheres que moravam e ainda moram lá até hoje e que têm acrescentando à diversidade biológica, melhorado as terras e as condições para a agricultura, para a coleta e para a caça. Desse jeito, você pode pensar que a própria floresta é uma grande criação cultural e é o maior monumento dos povos indígenas brasileiros. Um monumento cultural que é ao mesmo tempo um monumento natural. Uma obra que é viva e que muda constantemente, como mudam os povos que moram na floresta. Acho que o patrimônio cultural do Brasil é inseparável do seu patrimônio natural, e eles também são inseparáveis das culturas indígenas que ajudaram a produzir um dos mais impressionantes e mais ricos ecossistemas do mundo.” in POR Ti AMéRICA

Margens...

(...) amo os grandes rios, pois são pro fundos como a alma do homem.
Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas
são tranqüilos e escuros como os sofrimentos dos homens.
Amo ainda mais uma coisa de nossos grandes rios: sua eternidade.
Sim, rio é uma palavra mágica para conjugar eternidade.
João Guimarães Rosa

17 setembro 2009

SABEDORIA

NO MUNDO DA LUA, OU SERÁ NO MUNDO DAS MULHERES?


"A palavra "menstruação" vem do latim mens e significa "lua" e "mês". A primeira forma de medir o tempo foi pelo ciclo menstrual das mulheres. ..."


Outro dia tive o prazer de escutar a Jú ( namorada do Dani) comentar que toda Lua Cheia está cheio de mulheres dando a Luz nos hospitais ( ela esta estudando medicina). Eu por intuição desde criança já achava esta história de barrigas grávidas uma coisa meio lunática mesmo e "mocinha" percebi que em toda lua cheia estava mestruada....
Sabemos que a Lua rege as marés, e que as mulheres são cheias desses altos e baixos da órbita de um corpo misterioso celeste num perfeito ciclo de 28 dias...
É engraçado esse sentimento de buscar a natureza embora tão algemadas nas vias da cidade....( mas de fato se quero saber se estu no periodo fértil numa noite, devo olhar a lua... se ela não esta ( lua nova) ....então é a hora de gerar filhos...)
que coisa boa é sentir-se integrado ao universo. hahaha.... Mas mulheres tambem tem o contrário...periodo fértil na lua cheia e mestruação na lua nova.... e dizem por ai que depende da idade da mulher os ciclos se alteram entre as luas... Muitas culturas indigenas ou aquelas que não se separaram tanto da observação e da integração com nossa natureza... entendem melhor essas coisas e consequentemente a si mesmos....

Enfim....achei algo tão interessante que pensei que poucas vezes falamos dessas coisas...e que sempr vale a reflexão e a sensibilidade.

Pintura sem Arte

Pintura Sem Arte
Candeia e Waldir 59!!!!!

Me sinto igual a uma folha caída
Sou o adeus de quem parte
Pra quem a vida é pintura sem arte
A flor esperança se acabou
O amor, o vento levou
Outra flor nasceu é a saudade
Que invade tirando a liberdade
Meu peito arde igual verão
Mas se é pra chorar, choro cantando
Pra ninguém me ver sofrendo
E dizer que estou pagando

Não, não basta ter inspiração
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais
O samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais
Por isso eu agradeço a saudade em meu peito
Que vem acalentando os meus sonhos desfeitos
Jardim do passado, flores mortas pelo chão
Pétala, semente de paixão

12 setembro 2009

WALDIR 59 - NÚMERO 1 DA VELHA GUARDA DA PORTELA.


Waldir 59 é o número 1 da Velha Guarda da Portela, o mais antigo compositor, protagonista e detentor, da história do samba do Rio de Janeiro. Waldir é conhecido como verdadeira “lenda viva do samba”, pois não só foi o parceiro inseparável de Candeia e o responsável por Clara Nunes e Paulinho da Viola terem integrado a comunidade azul e branca da Portela, como participou do filme Orfeu do Carnaval (sendo responsável por toda parte musical do samba), e até hoje em seus 80 anos, mantém ( criando, organizando e inspirando) a verdadeira tradição do samba.

Seja compondo para Zeca pagodinho, Marisa Monte, participando de partido alto e do carnaval, ou sendo um dos diretores assessores da Portela, Waldir 59 contribui todos os dias para sua comunidade com a verdadeira poesia (fazendo viver por ela tantos ideais; como o desvelo, a humildade, a crítica social, a generosidade e o amor- transmitidos brilhantemente em suas letras e na energia do samba.) Mas não é só com sua comunidade que Waldir contribui, é com todo o Brasil - por ter criado boa parte das mais lindas músicas que cantam (e encantam) até hoje o povo.

Mantendo a história e o espírito dessa expressão da cultura popular que ele mesmo ajudou a criar ao longo de sua vida, Waldir 59 é jurado na escolha dos sambas enredos da atualidade, é fomentador de rodas de novos compositores, é em seu ser a memória viva e a inspiração para que as novas gerações não deixem de cultivar o verdadeiro valor da música popular brasileira, frutificando-o em suas comunidades.

“Porém, ai porém....” como diria Paulinho da Viola (na música “O Rio que passou em minha vida” - que alias foi Waldir o responsável por ter lançado-a na Portela) esse grande mestre de nossa tão amada cultura popular – o samba - não é reconhecido e valorizado como merecia em âmbito Nacional e enfrenta sérias dificuldades para continuar realizando seu trabalho e sua vida , pois esta quase completamente cego e não possui condições financeiras para realizar o tratamento médico que necessita. Mas Waldir 59 é um “caso diferente”, de humanidade, pois não se deixa abater pela doença e continua a caminhar sozinho pelas ruas do Rio com muito esforço ( gratificante ele garante) porque o permite freqüentar todas as rodas de samba. Diz Waldir 59 (diante do espanto de toda gente de como consegue ir de cá para lá de lá para cá de ônibus e andando): eu me oriento pelo que está gravado na memória - junto a toda a valiosa história do samba - o caminho de casa até a Portela.

Assim, é no sentindo de possibilitar que esse grande mestre venha a ter sua importância reconhecida, suas histórias documentadas e divulgadas, e a valiosa oportunidade financeira de tratar de seu grave problema de saúde, é que este projeto está escrito em seu nome, cujo prêmio acreditamos ser merecedor e que representará uma inestimável ajuda, para que no final de sua vida esse grande mestre possa viver com toda a dignidade que merece.

Em anexo está um Dvd desse incrível mestre dando seus depoimentos, respondendo a essas questões e a tantas outras, que cala fundo dentro do peito e ressoa , profundamente, no cerne de nossa cultura e alma brasileira.


Meus queridos....tive a divina oportunidade de conviver todos esses dias com seu Waldir 59, não só o melhor sambista que já conheci, importantissimo para a história da música brasileira, como a pessoa mais carinhosa, sincera, lúcida que já conheci nesse Rio de amor....

Deus é muito bom e me concedeu a oportunidade de ajudar-lo e increver-lo no prêmio de grandes mestres da cultura popular do ministerio da cultura....pois apesar de sua imensa importancia para toda nossa alegria, e magia do samba, sua condição financeira o impossibilita de fazer um tratamento médico ...e se ele não fizer...vai ter que amputar os olhos....mas....deus há de ajudar ainda mais que possamos fazer cds, documentários, ir a cuba! para ajudar seu waldir e consequentemente a alma e a história de nossa música popular brasileira. Por favor todos façam uma oração em forma de samba para que o projeto seja aprovado e possamos dar essa dignidade a ele , a todos nós.

COm todo amor e desvelo...anita.

Foi um rio que passou em minha vida

Foi um rio que passou em minha vida

(Paulinho da Viola)

Se um dia meu coração for consultado
Para saber se andou errado
Será difícil negar
Meu coração tem mania de amor
Amor não é fácil de achar
A marca dos meus desenganos ficou, ficou
Só um amor pode apagar
Porém (ai, porém)
Há um caso diferente que marcou num breve tempo
Meu coração para sempre
Era dia de carnaval
Carregava uma tristeza
Não pensava em outro amor
Quando alguém que não me lembro anunciou:
Portela! Portela!
O samba trazendo alvorada
Meu coração conquistou
Ai, minha Portela, quando vi você passar
Senti o meu coração apressado
Todo o meu corpo tomado
Minha alegria voltar
Não posso definir aquele azul
Não era do céu; nem era do mar
Foi um rio que passou em minha vida
E meu coração se deixou levar

08 setembro 2009

PORTELA nunca vi coisa mais bela





Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2009.



O encontro com a Velha Guarda

“não sigo o caminho dos antigos: busco o que eles buscaram”. Bashô


Tive a sorte e o imenso privilégio de conviver toda essa semana, começando com o sábado na feijoada da portela, com a essencia tão bonita e verdadeira do samba e das pessoas que genuinamente o defendem em um partido alto da criatividade, da sensibilidade, da humildade, do cerne da cultura popular, do amor. Samba....Essa coisa que recria, que expande, que torna tudo melhor e mais bonito, porque é um tipo especial de alegria na comunhão com todos. E no encanto gerado, na essencia compartilhada, tive a sorte do destino me reservar a oportunidade priveliada de na quadra da portela aprofundar a vida, nas histórias de Waldir 59: O número 1 da velha guarda da portela, o grande parceiro de Candeia, quem trouxe Clara Nunes e Paulinho da Viola para este chão azul de nossa história, de nossa música. Waldir é um ser encantador , tão encantador que não consigo agora reunir todas as melhores palavras que devia para descrever essa sensivel, humilde, generosa personalidade, que por uma bendição dos céus terei a maravilhosa e divina oportunidade de conviver nessa minha vida no rio de janeiro, registrando suas histórias apoiando no que possa para que seja reconhecido , valorizado e divulgado esses nossos mestres populares, essa historia de poesia e de luta...para que todos possam conhecer não só nossa verdadeira história... como um pouco dessa sabedoria que recicla a vida. Nessa caminhada de anos.... agora se inicia um novo ciclo.... juntando com tudo que aprendi dos indígenas agora viverei com esses projetos de registro do samba....porque afinal tudo se trata de um assunto: o amor pelas culturas e pela poesia desse nosso Brasil, tão importante nas expressões do povo, seja ele qual for. É a humanidade que se engrandece com essse tipo de arte... e o que eu puder fazer para defender-la e fazer viver em toda sua plenitude... farei com toda energia, com todo amor.

Como o assunto é vasto e o tempo é curto, deixo aqui as primeiras fotos e os primeiros escritos dessas notícias da história do samba, da portela, do povo.... para encher a quadra de tambores de curiosidade. Para cantar a esperança de compartilhar coisas mais profundas nessa vida....

amor
anita.

Portela na avenida

(Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro)

Portela
eu nunca vi coisa mais bela
quando ela pisa a passarela
e vai entrando na avenida
parece
a maravilha de aquarela que surgiu
o manto azul da padroeira do Brasil
nossa senhora aparecida
que vai se arrastando
e o povo na rua cantando
é feito uma reza, um ritual
é a procissão do samba abençoando
a festa do divino carnaval

Portela
é a deusa do samba, o passado revela
e tem a velha guarda como sentinela
e é por isso que eu ouço essa voz que me chama
Portela
sobre a tua bandeira, esse divino manto
tua águia altaneira é o espírito santo
no templo do samba

as pastoras e os pastores
vêm chegando da cidade, da favela
para defender as tuas cores
como fiéis na santa missa da capela

salve o samba, salve a santa, salve ela
salve o manto azul e branco da Portela
desfilando triunfal sobre o altar do carnaval

03 setembro 2009

O misterioso relato da sabedoria impassivel ou o sermão da circulação sanguinia



" Quando o Espírito estiver certo, o pincel também estará"
Cáligrafo Chines.

Olá queridos,

Estou lendo agora a biografia de Miyamato Musashi ( espadachim de um tipo inteiramente diferente), nunca aceitou mestres ou escolas, nem servir a nenhum senhor, nunca se fixou em um só lugar. Jamais perdeu uma batalha ( participou de mais de 60 combates e várias guerras sem nunca ter sido derrotado) e desenvolveu uma adimirável e verdadeira habilidade espiritual que para além da arte da espada, se manifestou - genial e imbátivel - também em todos os outros aspectos da arte no ser ( poesia, música, pintura, etc.).

Antes de largar por completo a arte marcial e se dedicar ao Zen, Musashi desenvolveu uma especial perícia na luta que não necessitava nem matar , nem ferir fisicamenet o oponente para derrota-lo, só desviava, e sendo impossivel alcança-lo o adversário se dava naturalmente por vencido. Que destreza e que espécie de segurança é necessário em um samurai para, ao contrário de ganhar se direcionando como acertar o adversário, ganhar porque consegue não toca-lo e o adversário reconhece que será impossivel chegar ao fim de sua intenção? É a mesma do embate bem sucedido com alma e com o papel. Não trata-se de intimidar ou impressionar a si mesmo ou aos outros, vencendo o branco, e sim executar nos gestos um caminho verdadeiro, para que trancenda o espírito ( facil falar hahaha).Musashi foi completo em todas as artes. E na pintura , em cada traço, se mostra esse genial risco de seu ser que era a verdadeira espada rompendo com as vicitudes e limites humanos. Quem ainda não leu ( meus amigos novos hahhaah) vale a pena o romance MUSASHI de Eiji Yoshikawae ( o melhor livro que já li de romance) depois desses dois livros maravilhosos, ler o livro: O samurai. A vida de Miyamoto Musashi ( William Scott Wildon).

Acho que todos nós ,com o pincel ou com as palavras, estamos na linha de frente e sempre é bom sentirmos crescer, usar com sabedoria essa força. Trocando com os amigos as profundesas do que nos toca o coração. Por isso dedico essa costumeira atenção e tento compartilhar com todos, cada coisa maravilhosa que encontro. Por isso escrevo, consciente que nesse tempo que vivemos, que pouco nos permite desenvolver o que realmente vale ( coisas simples, trocas, contemplações, reflexões e carinho, uma espécie de justiça cada vez mais rara na humanidade) quem sabe essas faiscas possam nos trazer desenhos de dias mais plenos, encontros.

Segure em anexo uma citação que parafraseia esse momento: uma luta onde estamos cercados por 10 samurais...e como vencer uma batalha assim?. O limite da espada é intessante, porque é o limite da sobrevivencia. Segue outro trecho sobre o corpo, a mente e o movimento ( como na dança) e um trecho mais, sobre a pintura, respostas a mais sobre a mesma questão da sobrevivencia.

Espero que possa tocar algo de bom em cada um de voces e que dessas maneiras estejamos sempre vivendo, profundamente e perto.

Amor, de passarinho num ramo seco,

Anita.

obs: Agradeço de todo coração e de modo especial ao Artur que é a fonte, e que entre outras coisas me trouxe o Musashi e ao Pedro que além de meu irmão, é meu moinho querido. Que bom passar conversando sobre esses assuntos!




Alguma de suas pinturas mais conhecidas são de pássaros e, dentro essas , Picanço no ramo seco ( ver imagem) é um dos seus trabalhos mais famosos. Na pincelada única e resoluta como um golpe de espada, que produz o ramo e o olhar concentrado do Picanço rumo ao vazio, o espectador sente como se estivesse olhando diretamente para o espírito do próprio espadashim. O pássaro parece estar em um estado de intenso repouso e nos trás a mente as palavras do monge Takuan:

Como se sabe, sendo um artista marcial, não luto para ganhar ou perder, não estou preopucado com a força e fraqueza, e tampouco com o avanço ou recuo. O inimigo não me vê. Ao penetrar em um lugar onde o céu e a terra não foram divididos , onde Yin e Yang ainda não chegaram , rápida e necessáriamente eu ganho efeito.




Sermão da circulação sanguinia.

Daruma

Quando você se agarra a alguma coisa você se torna inconsciente se quiser realmente encontrar o caminho, não se agarre a nada.Todas as práticas, todas as ações são impermanentes.

Mas esta mente não está fora de algum lugar fora do corpo material dos 4 elementos. Sem essa mente não podemos nos mover. O corpo não tem consciencia. Como uma planta ou uma pedra, o corpo não tem natureza. Então como ele se move? É a mente que se move.

Separada do espirito não há mente, e separado da mente não há movimento. mas o movimento não é mente. E a mente não é movimento. O movimento é basicamente a não-mente. E a mente é basicamente o Não-movimento. mas o movimento não existe separado da mente, e a mente não existe separado do movimento.




O misterioso relato da sabedoria impassivel. Monge Takuan 1631.


Logo que perceber que a espada que se move para atacá-lo, se você pensar em se opor a essa espada apenas como ela é, sua mente ficará paralisada nessa única posição, seus próprios movimentos serão anulados, e voce será atingido por seu adversário (...)

O que se chama de Fudo Myo-o ( uma manifestação furiosa do Buda) é o que dizem ser a mente inabalável de alguem e seu corpo resoluto. Resoluto significa incapaz de ser detido por qualquer coisa.

O olhar que fixa alguma coisa e não pára a mente é chamado de impassivel. Isso porque a mente pára em alguma coisa, à medida que o peito se enche de vários julgamentos, existem vários movimentos no interior. Quando seus movimentos cessam , a mente parada se move, mas não se move inteiramente.

Se dez homens, cada um com sua espada , o atacarem brandindo suas armas, se você golpear cada espada sem parar a mente em cada direção e passar de um para outro, você deixará de agir propriamente cada um dos dez(...)

A ação da faísca e da pedra ( ...) salienta o ponto em que a mente não pará. Quando a mente pará, ela é possuida pelo adversário. Por outro lado, se a mente contemplar a possibilidade de ser rápida e agir logo, ela será capturada pela sua própria comtemplação (...)

O ato de colocar a mente em um lugar é chamada cair dentro da unilateralidade . A unilateralidade é considerada oblícua em determinado lugar: isso é disciplina. Não parar a mente é objeto e essência. Colocada em lugar algum, ela estará em todos os lugares. Mesmo movendo a mente fora do corpo, se ela for enviada numa direção ficarão faltando nove outras. Se a mente não ficar restrita a apenas uma direção , ela estará em todas as dez.