Estou só. Em Natal. No meio do Rio Grande do Norte, do calor, das praias, das pessoas magníficas, dos sertões. Aqui. Mas já estou farta daqui. Me tirem daqui. Quero voltar pra minha cidade cinza de carros e palavrões nos muros, quero o chuvisco, a fumaça, a noite. Quero a noite! Aqui tem noite também. Tem de noite e de dia. Mas aqui de noite não é como a minha cidade de noite. Ah não, não é mesmo. Aqui tem o Buraco da Catita que é o máximo, mas acaba cedo. E esse calor que me derrete os miolos. E esse calor... e esse calor...
Eu não fui feita para o calor assim como não fui feita para o dia, fui feita na minha cidade e é pra lá que eu quero ir. E me cansei daqui desta pousada que não é minha casa. Deste sol na telha. Desta piscina falsa. Destas praias tão lindas e tão cheias. Não quero nem ir à praia neste meu último dia. Não quero fazer nada. Só esperar a hora de ir embora.
Mostrando postagens com marcador *sofia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador *sofia. Mostrar todas as postagens
19 dezembro 2009
01 dezembro 2009
Arma na cabeça. Eu fujo num descampado. Tento me esconder muito inutilmente. Ele me alcança. Choro grito esperneio. E falo. Você não pode me matar que eu tenho função neste mundo. Sou atriz. Você não pode me matar. Ele tira uma garrafinha do bolso contendo algum tipo de bebida alcoólica forte. Vira a garrafa goela abaixo, ingerindo coragem pra me matar. Grito mais. Sou atriz. Sou atriz. Me deixe em paz. E aquela pequena e prateada coisa mortífera apontada na minha cabeça. Ele desiste. Ele desiste! Venço a batalha. Acordo do sonho e leio na minha parede: a arte não ama os covardes. Aprendo diariamente com os sonhos e com a arte.
29 outubro 2009
desabafo
o lobo do Homem não é o Homem
mas alguns tipos de homem
os tipos ignorantes
os tipos oportunistas
os tipos corruptos
a prefeitura de santo andré tem cumprido lindamente o seu papel de assassina da cultura e da história da cidade de sto. andré. seria tão maravilhoso se a população pudesse enxergar e ouvir o que está se passando na escola livre. é uma luta que tem se tornado desesperançosa e em vão, por parte da comunidade elt. não há voz para os aprendizes e mestres da escola livre. não tem pra onde correr, quem socorrer, quem compreender, quem defender a escola das mãos ignornates e destruidoras da atual prefeitura de sto. andré. será que tudo o que dá certo neste mundo, tudo o que é público e funciona está fadado a acabar assim que um novo partido assume o poder?
que tipo de administração é essa que desmantela uma escola que há vinte anos tem feito uma diferença absurda na vida daqueles que dela participaram e participam?
o que será que eles tem na cabeça? nada, eu acho. eles não tem absolutamente nada na cabeça. eles não tem plano de governo algum e vão querer mexer na única coisa que funciona em sto. andré. vai mexer na saúde. vai cuidar da violência. da educação. deixem a escola livre em paz, catso. deixem a escola livre funcionar, deixem os aprendizes aprenderem seu ofício, deixem os mestres livres para ensinar. deixem-nos deixar de se preocupar com a ameaça paralisadora que se instalou desde que essa nova coordenadora chegou. tirem essa mulher daí. tirem ela daí. ela não merece esse cargo. ela não merece os vinte anos de luta e vida desta escola da qual ele não faz parte em absoluto. é um insulto ao trabalho e suor dos que batalharam vinte anos pra essa escola existir. é um desrespeito a arte, à Dioniso, é um crime acabar com a escola livre de teatro. será que eu posso processar uma prefeitura por assassinato da cultura? por assassinato de um órgão que pertence a todos?
a tarefa da prefeitura não deveria ser a de facilitadora do funcionamento de uma escola? porque eles entram como pedras gigantescas no caminho? como rochas antiquadas e paralisadas no meio do grande nada de onde vieram. voltem pra lá seus parasitas. deixem a escola respirar de novo. desgrudem seus carrapatos. esse projeto não tem nada a ver com vocês ele não diz respeito a vocês, seus sangue sugas. vão mamar noutro lugar. o nosso galho é na escola livre o de vocês é em outro lugar. xô xuá. xô xuá. xô xuá. sai pra lá coisa ruim. sai pra lá seus retardatários.
mas alguns tipos de homem
os tipos ignorantes
os tipos oportunistas
os tipos corruptos
a prefeitura de santo andré tem cumprido lindamente o seu papel de assassina da cultura e da história da cidade de sto. andré. seria tão maravilhoso se a população pudesse enxergar e ouvir o que está se passando na escola livre. é uma luta que tem se tornado desesperançosa e em vão, por parte da comunidade elt. não há voz para os aprendizes e mestres da escola livre. não tem pra onde correr, quem socorrer, quem compreender, quem defender a escola das mãos ignornates e destruidoras da atual prefeitura de sto. andré. será que tudo o que dá certo neste mundo, tudo o que é público e funciona está fadado a acabar assim que um novo partido assume o poder?
que tipo de administração é essa que desmantela uma escola que há vinte anos tem feito uma diferença absurda na vida daqueles que dela participaram e participam?
o que será que eles tem na cabeça? nada, eu acho. eles não tem absolutamente nada na cabeça. eles não tem plano de governo algum e vão querer mexer na única coisa que funciona em sto. andré. vai mexer na saúde. vai cuidar da violência. da educação. deixem a escola livre em paz, catso. deixem a escola livre funcionar, deixem os aprendizes aprenderem seu ofício, deixem os mestres livres para ensinar. deixem-nos deixar de se preocupar com a ameaça paralisadora que se instalou desde que essa nova coordenadora chegou. tirem essa mulher daí. tirem ela daí. ela não merece esse cargo. ela não merece os vinte anos de luta e vida desta escola da qual ele não faz parte em absoluto. é um insulto ao trabalho e suor dos que batalharam vinte anos pra essa escola existir. é um desrespeito a arte, à Dioniso, é um crime acabar com a escola livre de teatro. será que eu posso processar uma prefeitura por assassinato da cultura? por assassinato de um órgão que pertence a todos?
a tarefa da prefeitura não deveria ser a de facilitadora do funcionamento de uma escola? porque eles entram como pedras gigantescas no caminho? como rochas antiquadas e paralisadas no meio do grande nada de onde vieram. voltem pra lá seus parasitas. deixem a escola respirar de novo. desgrudem seus carrapatos. esse projeto não tem nada a ver com vocês ele não diz respeito a vocês, seus sangue sugas. vão mamar noutro lugar. o nosso galho é na escola livre o de vocês é em outro lugar. xô xuá. xô xuá. xô xuá. sai pra lá coisa ruim. sai pra lá seus retardatários.
22 outubro 2009
De volta ao Araçá
Queria escrever algo tão maravilhoso e sublime como a música Araçá Azul do Caetano.
Se o que escrevo pudesse causar nos que me lêem uma pitadinha desse negócio que a música provoca em mim, eu, quem sabe, seria um Ser Humano feliz.
É tão curta e tão intensa.
Me lembra de vida, de infância, de amor de tristeza de morte, de alegria de momentos de futuro de amor de amor de amor.
Um negócio muito mais forte que eu, que minha arte incipiente e ingênua.
É tão forte que é impossível não me emocionar. Mesmo se eu fizesse um exercício de frieza e indiferença, se tapasse meus ouvidos, se trancasse portas e janelas, ainda assim, ela me acertaria em cheio, bem no meio de mim ela chega e atravessa e eu. Simplesmente deixo atravessar.
Coloco-a para repetir e repetir e repetir, triste por ser tão curto esse momento. E não me canso nunca.
Não é segredo
Com Fé em DeusEu não vou morrer tão cedo
Ela me atravessa e quando percebo meus dedos digitam suas palavras no teclado. Obedeço. Como não, Caetano? Como pode você, Caetano? Há tantos anos fazer parte assim de mim?
Você e essas palavras desconexas e perfeitas que me atingem de manhã cedo ou à noite quando chego a olhar pro céu e pensar: Com Fé em Deus eu não vou morrer tão cedo. Quando me lembro que não são minhas as palavras e nem o desejo de não morrer tão cedo. São suas, Caetano. Você as transferiu para mim e eu as acolho e escolho a hora certa para cantar suas canções de amor, de infância, de passado de paisagem de passagem.
Essa nossa passagem aqui na coisa vida que fica mais divina por culpa sua, Caetano Veloso.
Se o que escrevo pudesse causar nos que me lêem uma pitadinha desse negócio que a música provoca em mim, eu, quem sabe, seria um Ser Humano feliz.
É tão curta e tão intensa.
Me lembra de vida, de infância, de amor de tristeza de morte, de alegria de momentos de futuro de amor de amor de amor.
Um negócio muito mais forte que eu, que minha arte incipiente e ingênua.
É tão forte que é impossível não me emocionar. Mesmo se eu fizesse um exercício de frieza e indiferença, se tapasse meus ouvidos, se trancasse portas e janelas, ainda assim, ela me acertaria em cheio, bem no meio de mim ela chega e atravessa e eu. Simplesmente deixo atravessar.
Coloco-a para repetir e repetir e repetir, triste por ser tão curto esse momento. E não me canso nunca.
Não é segredo
Com Fé em DeusEu não vou morrer tão cedo
Ela me atravessa e quando percebo meus dedos digitam suas palavras no teclado. Obedeço. Como não, Caetano? Como pode você, Caetano? Há tantos anos fazer parte assim de mim?
Você e essas palavras desconexas e perfeitas que me atingem de manhã cedo ou à noite quando chego a olhar pro céu e pensar: Com Fé em Deus eu não vou morrer tão cedo. Quando me lembro que não são minhas as palavras e nem o desejo de não morrer tão cedo. São suas, Caetano. Você as transferiu para mim e eu as acolho e escolho a hora certa para cantar suas canções de amor, de infância, de passado de paisagem de passagem.
Essa nossa passagem aqui na coisa vida que fica mais divina por culpa sua, Caetano Veloso.
29 setembro 2009
Enquanto isso em São Paulo...
Hoje escrevo
Porque ontem eu e meu namorado assistimos ao assalto mal sucedido de sua Variant, a Jabiraca amada de todos nós, herança do saudoso seu Aldo (que sequer tive o prazer de conhecer), avô do meu namorado. Algo maior que existe neste mundo e que não se chama coincidência nos levou de encontro ao exato instante em que um homem vestido de laranja e preto arrombou a porta do carro, entrou e deu a partida. Desesperados e destrambelhadamente, conseguimos impedir o assalto.
Porque antes de ontem, minha amiga estava saindo do Espaço Unibanco de cinema e foi atingida por uma bala perdida de chumbo. A bala está cravada na sua canela e fez um buraco na sua pele.
Porque hoje o Fusca do meu irmão foi roubado na frente da Biblioteca da FFLCH, na USP, enquanto ele consultava livros de filosofia.
Hoje escrevo porque me indigna – em doses crescentes de indignação – a situação da falta de amor, da falta de dinheiro, desta desigualdade medonha que nos assola,da miséria de espírito, do respeito mixo que envolve os seres humanos, do nada que nos une, do ódio que cresce, da cara de pau, da injustiça, da maldade que cresce a cada dia nos Homens. Não há possibilidade de rumar a uma convivência harmônica, de evolução, de união, numa situação em que a falta de confiança é regra pra sobreviver, em que se é incapaz de se colocar no lugar do outro, de se pensar além do umbigo próprio, onde se dar bem atravessando os outros é bem visto por alguns. É triste e desesperador. Em três dias, tive amostras (em pequena escala, eu sei) da falta de caráter mais horrorosa daqueles que convivem comigo neste mundo.
Porque ontem eu e meu namorado assistimos ao assalto mal sucedido de sua Variant, a Jabiraca amada de todos nós, herança do saudoso seu Aldo (que sequer tive o prazer de conhecer), avô do meu namorado. Algo maior que existe neste mundo e que não se chama coincidência nos levou de encontro ao exato instante em que um homem vestido de laranja e preto arrombou a porta do carro, entrou e deu a partida. Desesperados e destrambelhadamente, conseguimos impedir o assalto.
Porque antes de ontem, minha amiga estava saindo do Espaço Unibanco de cinema e foi atingida por uma bala perdida de chumbo. A bala está cravada na sua canela e fez um buraco na sua pele.
Porque hoje o Fusca do meu irmão foi roubado na frente da Biblioteca da FFLCH, na USP, enquanto ele consultava livros de filosofia.
Hoje escrevo porque me indigna – em doses crescentes de indignação – a situação da falta de amor, da falta de dinheiro, desta desigualdade medonha que nos assola,da miséria de espírito, do respeito mixo que envolve os seres humanos, do nada que nos une, do ódio que cresce, da cara de pau, da injustiça, da maldade que cresce a cada dia nos Homens. Não há possibilidade de rumar a uma convivência harmônica, de evolução, de união, numa situação em que a falta de confiança é regra pra sobreviver, em que se é incapaz de se colocar no lugar do outro, de se pensar além do umbigo próprio, onde se dar bem atravessando os outros é bem visto por alguns. É triste e desesperador. Em três dias, tive amostras (em pequena escala, eu sei) da falta de caráter mais horrorosa daqueles que convivem comigo neste mundo.
21 setembro 2009
Aniversário
Tudo o que me distancia daquela que fui aos quinze é tudo o que me aproxima do que de original havia em mim. Do que vinha de dentro, embora pareça tão exterior, aquele conjunto de atitudes, comentários e risos daquela que fui aos quinze. Aos quinze nunca se é - se está vindo a ser - sem querer me meter no vir a ser xodó dos filósofos. Era mais um algo de se transformar diariamente, de pegar o jeito que a amiga falava para si, de cair na gargalhada, de não fazer nada de útil o dia todo, de ficar cinco horas e meia no telefone com uma amiga, desligar e ligar pra outra, para uma nova conversa, de, tá, 2 e meia. De fumar maconha e enlouquecer, de ver filme cabeçudo, de viajar com uma penca de amigos em qualquer feriado que aparecesse. Tudo beira a nostalgia, bate nas paredes da cabeça que é memória pura, e a gente finge que um dia foi aquele que a gente imagina que a gente foi. Pode não ter sido nada daquilo, mas a minha memória escolheu que fosse assim. Que aquela de cabelo comprido partido ao meio, que cantava Mutantes e os alquimistas estão chegando é algo que faz tão parte de mim quanto o meu cabelo curto de hoje. Aquela que não sabia de si é uma anterior a outra que começa a se familiarizar consigo mesma. Crescer é esquecer coisas e lembrar outras. É sentir saudades da que fui e orgulho de quem sou hoje e medo de encarar o buraco que se mostra aos poucos. Que se revela. Todo aniversário me sinto só. Que é algo que diz respeito a mim e só. Mas sempre sinto a necessidade gigantesca de ter muitos por perto.
Escola Livre de Teatro de Santo André promove ocupação artística
A “Semana ELT em Alerta”, como foi chamada, começa nesta segunda-feira com diversas apresentações gratuitas de música, teatro e dança, além de mesa de debates com Luís Alberto de Abreu e Francisco Medeiros
De 21 a 25 de setembro a comunidade da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) promove a Semana ELT em Alerta. O evento é uma Ocupação Artística em prol da Manutenção do Projeto Pedagógico da Escola, que está seriamente ameaçado.
Durante a semana, diversos coletivos teatrais e artistas que apóiam a causa se apresentarão nos espaços da Escola Livre de Teatro e Praça Rui Barbosa, no bairro de Santa Terezinha, Santo André. Farão parte da Semana, espetáculos de teatro e dança, atividades de literatura, apresentações musicais e performáticas, além de debates sobre políticas públicas culturais. Na mesa de debates do dia 23, o dramaturgo Luis Alberto de Abreu e o diretor Francisco Medeiros, discutirão sobre o projeto artístico-pedagógico da Escola.
No rol de convidados estão artistas de destaque na cena regional e nacional como a Cia. São Jorge de Variedades, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Brava Companhia, Teatro de Rocokóz, o escritor Marcelino Freire e o cantor Rubi.
Artistas e grupos participantes farão apresentações gratuitas em defesa da continuidade do projeto ELT, que se tornou referência para a formação de atores no Brasil e que está completando 20 anos de luta e existência. A Escola, que é autogerida pelo coletivo de mestres e aprendizes e escolhe democraticamente sua coordenação, ficou abalada no dia 08 de setembro de 2009, com a notícia de que seu coordenador pedagógico, o ator Edgar Castro - professor da escola há 11 anos - havia sido demitido sem justificativas.
Na sexta-feira, onze de setembro, mais de trezentos artistas representantes dos principais coletivos de artes cênicas das cidades de Santo André e São Paulo - entre eles as atrizes Maria Alice Vergueiro, Leona Cavalli, Georgete Fadel, o ator Antônio Petrim, a diretora Cibele Forjaz – fizeram uma passeata da Praça Rui Barbosa, sede da Escola, até o Paço Municipal, onde foi entregue uma carta de reivindicações ao Secretário de Cultura do município.
Ontem, dia 17, mais de cem artistas estiveram presentes na Câmara Municipal de Santo André, durante a Sessão Plenária. Os aprendizes Mário Augusto e Lílian Cardoso fizeram uso da Tribuna Livre para defender a continuidade do projeto da ELT e foram apoiados pela maioria absoluta dos vereadores.
O movimento repercutiu numa comissão de vereadores e membros da Comunidade ELT que dialogarão junto ao Poder Executivo, que vem negando todas as reivindicações da comunidade e descumprindo os prazos de resposta acordados em reunião, firmando a decisão de afastar Edgar Castro como coordenador e professor da Escola.
A comunidade não aceita essa decisão e por isso convida todos os cidadãos e cidadãs a participarem da Semana ELT em Alerta, uma mostra que reflete a diversidade estética e a profundidade ética que regem a práxis da Escola.
Para maiores informações, acesse o blog www.movimentolivre-sa.blogspot.com
SEMANA ELT EM ALERTA!
Entrada Franca
SEGUNDA–FEIRA
21/09
10 e 16 HORAS – TEATRO DE RUA
O SANTO GUERREIRO E O HERÓI DESAJUSTADO
CIA SÃO JORGE DE VARIEDADES
Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança chegam à capital paulista procurando sua doce e amada Dulcinéia, mas não conseguem entender as regras de nossa metrópole e se adaptar a nova realidade. Para salva-los aparece São Jorge que revela a eles a vida que ainda pulsa em São Paulo. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
TERÇA–FEIRA
22/09
15H – ESPETÁCULO TEATRAL
CENAS DO ESPETÁCULO A DOBRA
CIA DO NÓ
Willian é um empresário insatisfeito com o cargo que ocupa na empresa. Inexplicavelmente há uma dobra no tempo que o faz encontrar consigo mesmo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
16H – ESPETÁCULO TEATRAL
LÊNIN
NÚCLEO ZONA AUTÔNOMA
Um homem, vivendo no século XXI, decide viajar no tempo com o propósito de entregar um presente para um líder num sindicato em São Bernardo do Campo que, segundo ele, foi responsável pelo desperdício de sua juventude nos anos noventa. Porém, durante a jornada, começa a desconfiar que a ação de modificar o passado para alterar o presente pode ser uma tentativa fracassada de revolução.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT
18H – ESPETÁCULO TEATRAL
SOBRE TERROR E MISÉRIA NO NOVO MUNDO
CIA ANTROPOFÁGICA
Comandada pelo diretor Thiago Reis Vasconcelos, a peça resgata emoções, comportamentos e relações de poder na época do Brasil Colonial e faz paralelo com o momento atual do país. Depoimentos de pessoas que andam pelo metrô Paraíso foram colhidos e são adicionados durante a apresentação.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOSESPAÇO: GALPÃO ELT
19H30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL
HEITOR BRANQUINHO: UM BRANQUINHO E UM VIOLÃO
PARTICIPAÇÃO DE HUGO BRANQUINHO
Mineiro de Três Pontas, o músico Heitor Branquinho, apresenta as canções de seu segundo CD: “um Branquinho e um violão”.
Suas composições passeiam pelos mais variados ritmos como o samba, choro, ijexá e balada, com letras que falam sobre o cotidiano, a amizade e o amor.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: SALA 01 – ELT
20H – ESPETÁCULO TEATRAL
ATO ÚNICO
CIA. VERALUZ
A partir de uma catástrofe, um ataque terrorista, Ato Único apresenta a vida de dois casais e como seus relacionamentos desmoronam com o passar do tempo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES - ELT
QUARTA–FEIRA
23/09
10H – DANÇA
VIVÊNCIA E JAM SESSION COM TICA LEMOS
CIA NOVA DANÇA 4
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
14H – TEATRO DE RUA
UM SHOW DE VARIEDADES PALHACÍSTICAS
TEATRO DE ROCOKÓZ
Um brinde à inventividade, à espontaneidade e à capacidade de interação e de envolvimento com o espectador transeunte dos anônimos saltimbancos e mambembes de todos os tempos.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
16H – ESPETÁCULO TEATRAL - INFANTIL
CIRANDA DAS FLORES
CIA PROSA DOS VENTOS
A peça mistura mistério, sonho e realidade com a história de uma jardineira e um semeador que se amam, mas têm vergonha de assumir. Certo dia, eles brigam e muitas surpresas acontecem.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
17H – TEATRO DE RUA
A BRAVA
BRAVA COMPANHIA
A Brava narra a saga da heroína francesa Joana d’Arc e propõe uma reflexão sobre objetivos, rumos e escolhas de cada pessoa, sendo a história da combatente usada como metáfora e transportada para os dias atuais, juntamente com as referências da cultura pop e da tradição popular brasileira.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
19H – DANÇA
DANÇA INDIANA
THIAGO ANTUNES
Apresentação de duas coreografias de dança clássica indiana Odissi, que tratam, numa oração pública, da remoção dos obstáculos e do poder transformador da festa.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: GALPÃO ELT
19H30 –APRESENTAÇÃO MUSICAL
RUBI
Pocket-show acústico em que o cantor apresenta um repertório de músicas, na sua maioria, ainda não gravadas. São novidades e estudos que apontam para um próximo disco.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
20H – MESA DE DEBATE
O PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO DISCUTIDO POR CHIQUINHO MEDEIROS E LUIS ALBERTO DE ABREU
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
QUINTA–FEIRA
24/09
10H – TEATRO DE RUA
CANTEIRO
CIA DOS INVENTIVOS
Com humor a Cia faz uma reflexão sobre o herói e traz a pergunta, quem são os nossos heróis atualmente? Livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, CANTEIRO é a homenagem da Cia dos Inventivos aos milhões de heróis brasileiros que constroem, diariamente, este país.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
14H – POESIA & PROSA
SOLO PERNAMBUCANO
MARCELINO FREIRE
O escritor Marcelino Freire apresenta Solo Pernambucano: uma leitura de seus contos dividida pelo ator Gabriel Pinheiro.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: GALPÃO ELT
17H – TEATRO DE RUA
A FARSA DO BOM ENGANADOR
CIA BURACO D´ORÁCULO
Adaptação de La farce du maître Pathelin, sátira anônima escrita no século XV, que faz criticas a duas classes sociais em ascensão na França deste século: a dos comerciantes e a dos magistrados, A Farsa do Bom enganador narra a história do Dr. Calafanje um advogado empobrecido, mestre na arte de enganar, que, com a ajuda de sua esposa, Nuculosa, consegue ludibriar um feirante, Sr. Salabaeto, surrupiando-lhe uma peça de tecido.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
19H30 – PERFORMANCE
PALAVRAS EM UMA NOITE DE FÚRIA
VIVIANE PALANDI
Solo nascido da manifestação cênica poética, em primeira instância revela-se como poesia proclamada, necessária: vitalidade explosiva.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT
20H – INTERVENÇÃO TEATRAL
INTERVENÇÃO DO TEATRO SUSTENTÁVEL
COM PONTO DE CULTURA DE DIADEMA
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
21H – ESPETÁCULO TEATRAL
NEKROPOLIS
FORMAÇÃO 10 DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO
No palco é montado um julgamento. O acusado: um grupo terrorista. O júri: o público. A trama fala sobre um grupo terrorista que desenterra cadáveres de pessoas que, em vida, não tiveram voz na sociedade: os excluídos. Dessa forma, expõe a negligência e a impunidade de um governo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
SEXTA-FEIRA
25/09
10H – ESPETÁCULO TEATRAL - INFANTIL
CHUÁ-CHUA, ISSO É HORA DE BRINCAR?
CIA PARLENDAS
O espetáculo aborda os medos e angústias infantis, contando a história de Mariana, uma menina que tem medo de água, por isso, recusa-se a tomar banho ou sair em dias chuvosos.Muitos personagens aparecem para ajudá-la a perder esse medo! E no final, acaba tomando um banho bem gostoso com bolinhas de sabão!
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
14H – TEATRO DE RUA
BRASIL, QUEM FOI QUE TE PARIU?
TRUPE ARTEMANHA
A partir da visão bem humorada de dois escravos-tigres embarcaremos em uma viagem musical pela história de um Brasil que nunca se viu. De uma forma alegórica o espetáculo de rua Brasil, quem foi que te pariu?, celebra o encontro entre o índio, o branco e o negro que geraram o nosso Brasil de multifaces, raças e credos.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
15H – INTERVENÇÃO TEATRAL
INTERVENÇÃO DO GRUPO DE TEATRO
OS CRESPOS
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
15H30 – INTERVENÇÃO TEATRAL
INTERVENÇÃO DO NÚCLEO DE MÁSCARAS
DA ELT COM NÚCLEO DE TEATRO DE RUA DA ELT
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
16H – TEATRO DE RUA
ARAPUCAIA
GRUPO FORTE CASA TEATRO
Espetáculo livremente inspirado em Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, de Bertolt Brecht, narra a história de três criminosos, Lucrécia Gavetão e seus dois filhos, Sem Eira e Nem Beira, que, perdidos no meio do nada, fugindo da polícia e sem ter para onde ir, resolvem fundar uma cidade, a cidade dos prazeres: Arapucaia.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
17H – INTERVENÇÃO TEATRAL
CIA DA MATILDE
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
17H30 – ESPETÁCULO TEATRAL
GARDÊNIA
EL OTRO NÚCLEO DE TEATRO
Inspirada na obra O Amor Nos Tempos De Cólera, do escritor Gabriel García Márquez. Na história, Fermina Daza e Florentino Ariza necessitam passar por mais de 50 anos para ficarem juntos. O amor os leva a superar até mesmo a epidemia do cólera. Dois atores dividem o palco com dez retroprojetores e uma vitrola para simbolizar esse amor profundo e difícil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT
19H30 – INTERVENÇÃO TEATRAL
MAIORES SÃO OS PODERES DE DEUS
TEATRO DE ROCOKÓZ
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES
20H – ESPETÁCULO TEATRAL
CINDY HIP-HOP
NÚCLEO BARTOLOMEU DE DEPOIMENTOS
Embalada pelo ritmo da cultura hip hop, a peça conta a fábula de quatro cinderelas urbanas, com a junção de todos os elementos que norteiam a cultura de rua - dança, palavra, música e grafite, e mescla a ficção com a realidade da juventude do Brasil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES
A “Semana ELT em Alerta”, como foi chamada, começa nesta segunda-feira com diversas apresentações gratuitas de música, teatro e dança, além de mesa de debates com Luís Alberto de Abreu e Francisco Medeiros
De 21 a 25 de setembro a comunidade da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT) promove a Semana ELT em Alerta. O evento é uma Ocupação Artística em prol da Manutenção do Projeto Pedagógico da Escola, que está seriamente ameaçado.
Durante a semana, diversos coletivos teatrais e artistas que apóiam a causa se apresentarão nos espaços da Escola Livre de Teatro e Praça Rui Barbosa, no bairro de Santa Terezinha, Santo André. Farão parte da Semana, espetáculos de teatro e dança, atividades de literatura, apresentações musicais e performáticas, além de debates sobre políticas públicas culturais. Na mesa de debates do dia 23, o dramaturgo Luis Alberto de Abreu e o diretor Francisco Medeiros, discutirão sobre o projeto artístico-pedagógico da Escola.
No rol de convidados estão artistas de destaque na cena regional e nacional como a Cia. São Jorge de Variedades, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Brava Companhia, Teatro de Rocokóz, o escritor Marcelino Freire e o cantor Rubi.
Artistas e grupos participantes farão apresentações gratuitas em defesa da continuidade do projeto ELT, que se tornou referência para a formação de atores no Brasil e que está completando 20 anos de luta e existência. A Escola, que é autogerida pelo coletivo de mestres e aprendizes e escolhe democraticamente sua coordenação, ficou abalada no dia 08 de setembro de 2009, com a notícia de que seu coordenador pedagógico, o ator Edgar Castro - professor da escola há 11 anos - havia sido demitido sem justificativas.
Na sexta-feira, onze de setembro, mais de trezentos artistas representantes dos principais coletivos de artes cênicas das cidades de Santo André e São Paulo - entre eles as atrizes Maria Alice Vergueiro, Leona Cavalli, Georgete Fadel, o ator Antônio Petrim, a diretora Cibele Forjaz – fizeram uma passeata da Praça Rui Barbosa, sede da Escola, até o Paço Municipal, onde foi entregue uma carta de reivindicações ao Secretário de Cultura do município.
Ontem, dia 17, mais de cem artistas estiveram presentes na Câmara Municipal de Santo André, durante a Sessão Plenária. Os aprendizes Mário Augusto e Lílian Cardoso fizeram uso da Tribuna Livre para defender a continuidade do projeto da ELT e foram apoiados pela maioria absoluta dos vereadores.
O movimento repercutiu numa comissão de vereadores e membros da Comunidade ELT que dialogarão junto ao Poder Executivo, que vem negando todas as reivindicações da comunidade e descumprindo os prazos de resposta acordados em reunião, firmando a decisão de afastar Edgar Castro como coordenador e professor da Escola.
A comunidade não aceita essa decisão e por isso convida todos os cidadãos e cidadãs a participarem da Semana ELT em Alerta, uma mostra que reflete a diversidade estética e a profundidade ética que regem a práxis da Escola.
Para maiores informações, acesse o blog www.movimentolivre-sa.blogspot.com
SEMANA ELT EM ALERTA!
Entrada Franca
SEGUNDA–FEIRA
21/09
10 e 16 HORAS – TEATRO DE RUA
O SANTO GUERREIRO E O HERÓI DESAJUSTADO
CIA SÃO JORGE DE VARIEDADES
Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança chegam à capital paulista procurando sua doce e amada Dulcinéia, mas não conseguem entender as regras de nossa metrópole e se adaptar a nova realidade. Para salva-los aparece São Jorge que revela a eles a vida que ainda pulsa em São Paulo. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
TERÇA–FEIRA
22/09
15H – ESPETÁCULO TEATRAL
CENAS DO ESPETÁCULO A DOBRA
CIA DO NÓ
Willian é um empresário insatisfeito com o cargo que ocupa na empresa. Inexplicavelmente há uma dobra no tempo que o faz encontrar consigo mesmo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
16H – ESPETÁCULO TEATRAL
LÊNIN
NÚCLEO ZONA AUTÔNOMA
Um homem, vivendo no século XXI, decide viajar no tempo com o propósito de entregar um presente para um líder num sindicato em São Bernardo do Campo que, segundo ele, foi responsável pelo desperdício de sua juventude nos anos noventa. Porém, durante a jornada, começa a desconfiar que a ação de modificar o passado para alterar o presente pode ser uma tentativa fracassada de revolução.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT
18H – ESPETÁCULO TEATRAL
SOBRE TERROR E MISÉRIA NO NOVO MUNDO
CIA ANTROPOFÁGICA
Comandada pelo diretor Thiago Reis Vasconcelos, a peça resgata emoções, comportamentos e relações de poder na época do Brasil Colonial e faz paralelo com o momento atual do país. Depoimentos de pessoas que andam pelo metrô Paraíso foram colhidos e são adicionados durante a apresentação.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 16 ANOSESPAÇO: GALPÃO ELT
19H30 – APRESENTAÇÃO MUSICAL
HEITOR BRANQUINHO: UM BRANQUINHO E UM VIOLÃO
PARTICIPAÇÃO DE HUGO BRANQUINHO
Mineiro de Três Pontas, o músico Heitor Branquinho, apresenta as canções de seu segundo CD: “um Branquinho e um violão”.
Suas composições passeiam pelos mais variados ritmos como o samba, choro, ijexá e balada, com letras que falam sobre o cotidiano, a amizade e o amor.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: SALA 01 – ELT
20H – ESPETÁCULO TEATRAL
ATO ÚNICO
CIA. VERALUZ
A partir de uma catástrofe, um ataque terrorista, Ato Único apresenta a vida de dois casais e como seus relacionamentos desmoronam com o passar do tempo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES - ELT
QUARTA–FEIRA
23/09
10H – DANÇA
VIVÊNCIA E JAM SESSION COM TICA LEMOS
CIA NOVA DANÇA 4
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 14 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
14H – TEATRO DE RUA
UM SHOW DE VARIEDADES PALHACÍSTICAS
TEATRO DE ROCOKÓZ
Um brinde à inventividade, à espontaneidade e à capacidade de interação e de envolvimento com o espectador transeunte dos anônimos saltimbancos e mambembes de todos os tempos.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
16H – ESPETÁCULO TEATRAL - INFANTIL
CIRANDA DAS FLORES
CIA PROSA DOS VENTOS
A peça mistura mistério, sonho e realidade com a história de uma jardineira e um semeador que se amam, mas têm vergonha de assumir. Certo dia, eles brigam e muitas surpresas acontecem.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
17H – TEATRO DE RUA
A BRAVA
BRAVA COMPANHIA
A Brava narra a saga da heroína francesa Joana d’Arc e propõe uma reflexão sobre objetivos, rumos e escolhas de cada pessoa, sendo a história da combatente usada como metáfora e transportada para os dias atuais, juntamente com as referências da cultura pop e da tradição popular brasileira.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
19H – DANÇA
DANÇA INDIANA
THIAGO ANTUNES
Apresentação de duas coreografias de dança clássica indiana Odissi, que tratam, numa oração pública, da remoção dos obstáculos e do poder transformador da festa.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: GALPÃO ELT
19H30 –APRESENTAÇÃO MUSICAL
RUBI
Pocket-show acústico em que o cantor apresenta um repertório de músicas, na sua maioria, ainda não gravadas. São novidades e estudos que apontam para um próximo disco.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
20H – MESA DE DEBATE
O PROJETO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO DISCUTIDO POR CHIQUINHO MEDEIROS E LUIS ALBERTO DE ABREU
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
QUINTA–FEIRA
24/09
10H – TEATRO DE RUA
CANTEIRO
CIA DOS INVENTIVOS
Com humor a Cia faz uma reflexão sobre o herói e traz a pergunta, quem são os nossos heróis atualmente? Livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, CANTEIRO é a homenagem da Cia dos Inventivos aos milhões de heróis brasileiros que constroem, diariamente, este país.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
14H – POESIA & PROSA
SOLO PERNAMBUCANO
MARCELINO FREIRE
O escritor Marcelino Freire apresenta Solo Pernambucano: uma leitura de seus contos dividida pelo ator Gabriel Pinheiro.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: GALPÃO ELT
17H – TEATRO DE RUA
A FARSA DO BOM ENGANADOR
CIA BURACO D´ORÁCULO
Adaptação de La farce du maître Pathelin, sátira anônima escrita no século XV, que faz criticas a duas classes sociais em ascensão na França deste século: a dos comerciantes e a dos magistrados, A Farsa do Bom enganador narra a história do Dr. Calafanje um advogado empobrecido, mestre na arte de enganar, que, com a ajuda de sua esposa, Nuculosa, consegue ludibriar um feirante, Sr. Salabaeto, surrupiando-lhe uma peça de tecido.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
19H30 – PERFORMANCE
PALAVRAS EM UMA NOITE DE FÚRIA
VIVIANE PALANDI
Solo nascido da manifestação cênica poética, em primeira instância revela-se como poesia proclamada, necessária: vitalidade explosiva.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT
20H – INTERVENÇÃO TEATRAL
INTERVENÇÃO DO TEATRO SUSTENTÁVEL
COM PONTO DE CULTURA DE DIADEMA
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
21H – ESPETÁCULO TEATRAL
NEKROPOLIS
FORMAÇÃO 10 DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO
No palco é montado um julgamento. O acusado: um grupo terrorista. O júri: o público. A trama fala sobre um grupo terrorista que desenterra cadáveres de pessoas que, em vida, não tiveram voz na sociedade: os excluídos. Dessa forma, expõe a negligência e a impunidade de um governo.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
SEXTA-FEIRA
25/09
10H – ESPETÁCULO TEATRAL - INFANTIL
CHUÁ-CHUA, ISSO É HORA DE BRINCAR?
CIA PARLENDAS
O espetáculo aborda os medos e angústias infantis, contando a história de Mariana, uma menina que tem medo de água, por isso, recusa-se a tomar banho ou sair em dias chuvosos.Muitos personagens aparecem para ajudá-la a perder esse medo! E no final, acaba tomando um banho bem gostoso com bolinhas de sabão!
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES – ELT
14H – TEATRO DE RUA
BRASIL, QUEM FOI QUE TE PARIU?
TRUPE ARTEMANHA
A partir da visão bem humorada de dois escravos-tigres embarcaremos em uma viagem musical pela história de um Brasil que nunca se viu. De uma forma alegórica o espetáculo de rua Brasil, quem foi que te pariu?, celebra o encontro entre o índio, o branco e o negro que geraram o nosso Brasil de multifaces, raças e credos.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
15H – INTERVENÇÃO TEATRAL
INTERVENÇÃO DO GRUPO DE TEATRO
OS CRESPOS
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
15H30 – INTERVENÇÃO TEATRAL
INTERVENÇÃO DO NÚCLEO DE MÁSCARAS
DA ELT COM NÚCLEO DE TEATRO DE RUA DA ELT
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
16H – TEATRO DE RUA
ARAPUCAIA
GRUPO FORTE CASA TEATRO
Espetáculo livremente inspirado em Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, de Bertolt Brecht, narra a história de três criminosos, Lucrécia Gavetão e seus dois filhos, Sem Eira e Nem Beira, que, perdidos no meio do nada, fugindo da polícia e sem ter para onde ir, resolvem fundar uma cidade, a cidade dos prazeres: Arapucaia.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
17H – INTERVENÇÃO TEATRAL
CIA DA MATILDE
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: PRAÇA RUI BARBOSA
17H30 – ESPETÁCULO TEATRAL
GARDÊNIA
EL OTRO NÚCLEO DE TEATRO
Inspirada na obra O Amor Nos Tempos De Cólera, do escritor Gabriel García Márquez. Na história, Fermina Daza e Florentino Ariza necessitam passar por mais de 50 anos para ficarem juntos. O amor os leva a superar até mesmo a epidemia do cólera. Dois atores dividem o palco com dez retroprojetores e uma vitrola para simbolizar esse amor profundo e difícil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: GALPÃO ELT
19H30 – INTERVENÇÃO TEATRAL
MAIORES SÃO OS PODERES DE DEUS
TEATRO DE ROCOKÓZ
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: LIVRE
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES
20H – ESPETÁCULO TEATRAL
CINDY HIP-HOP
NÚCLEO BARTOLOMEU DE DEPOIMENTOS
Embalada pelo ritmo da cultura hip hop, a peça conta a fábula de quatro cinderelas urbanas, com a junção de todos os elementos que norteiam a cultura de rua - dança, palavra, música e grafite, e mescla a ficção com a realidade da juventude do Brasil.
RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 12 ANOS
ESPAÇO: TEATRO CONCHITA DE MORAES
10 setembro 2009
ALERTA ELT
A Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), projeto artístico-pedagógico que se firmou como referência para a formação de atores no Brasil e que se aproxima agora dos seus 20 anos de enraizamento na cidade, acaba de ter seu coordenador, o ator Edgar Castro, sumariamente demitido.
Nesta sexta-feira, onze de setembro, artistas representantes dos principais coletivos de artes cênicas das cidades de Santo André e São Paulo - entre os confirmados as atrizes Maria Alice Vergueiro e Leona Cavalli, o ator Antônio Petrim, os diretores Francisco Medeiros e Cibele Forjaz - farão um ato público em prol da manutenção do projeto artístico-pedagógico original, que se encontra ameaçado.
Internacionalmente conhecida por seu projeto inovador desde sua fundação, em 1990, a ELT foi idealizada pela artista-pedagoga Maria Thaís Lima Santos, (hoje professora doutora da USP e coordenadora do TUSP), e coerentemente transformada pela experiência e pelos diversos mestres que passaram por ela tais como: Luis Alberto de Abreu Antonio Araújo, Tiche Vianna, Francisco Medeiros, Cacá Carvalho, Renata Zhaneta, Cibele Forjaz, Cláudia Schapira, Denise Weinberg, Sergio de Carvalho.
Da palavra "Livre" - presente no nome da Escola - emerge um campo pedagógico próprio, que pressupõe o conceito de deliberação coletiva, derivado do contínuo diálogo entre mestres, aprendizes e funcionários (constituintes legítimos da comunidade ELT), num processo de não-hierarquização, radicalmente contrário a imposições.
Desde o final do ano passado, após a eleição do atual prefeito Dr. Aidan Ravin, a comunidade da Escola Livre de Teatro tem se reunido para conhecer o projeto cultural para a cidade de Santo André. Em 28 de novembro, organizou um ato público, o Encontro Cultural da Cidade, quando se esperava como convidado principal Dr. Aidan Ravin. O então futuro prefeito não compareceu, mas fez-se presente através de seus assessores e do vereador recém eleito Gilberto do Primavera, que firmou publicamente seu compromisso com a cultura da cidade e com a manutenção do projeto original da ELT.
No entanto, como primeira medida, designaram para escola uma nova coordenadora não pertencente ao quadro de mestres e desconhecedora do projeto em curso. Em assembléia geral da escola, em 3 de fevereiro de 2009, com a presença de toda comunidade ELT e da coordenadora, o atual Secretário de Cultura, sr. Edson Salvo Melo, não só reiterou a continuidade do projeto artístico-pedagógico como também acenou a reforma física do prédio da ELT, readequando o espaço para as atuais necessidades da escola.
Passados oito meses da nova gestão, de contínuas tentativas de diálogo entre a comunidade, a coordenadora sra. Eliana Gonçalves e os funcionários também recém transferidos para a escola, encontros mediados pelo coordenador Edgar Castro (mestre da escola há 11 anos), fomos surpreendidos por esta repentina demissão feita pelo diretor de cultura Sr. Pedro Botaro no dia oito de setembro.
No ato público os artistas entregarão uma carta ao Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, sr. Edson Salvo Melo. A idéia é pedir que se reveja a demissão de Edgar Castro - escolhido democraticamente pela comunidade escolar e com ampla aderência de todos - e a que se possa dialogar sobre a presença da sra. Eliana Gonçalves.
A concentração para o ato será às 14h em frente à ELT:
Praça Rui Barbosa s/ nº, bairro Santa Terezinha, Santo André.
Segue em passeata até o Paço Municipal de Santo André.
Os interessados também poderão participar do movimento que reivindica a manutenção do projeto pelo blog: http://www.movimentolivre-sa.blogspot.com/
Assessoria de imprensa:
Carolina Splendore Cameron carolsplendore@gmail.com
Tel. 3705-0741 / 8144-8350
Mariana França mari_arcadia@yahoo.com.br
Tel. 8216-2683
http://www.youtube.com/watch?v=DYxK8cbCSiY
Nesta sexta-feira, onze de setembro, artistas representantes dos principais coletivos de artes cênicas das cidades de Santo André e São Paulo - entre os confirmados as atrizes Maria Alice Vergueiro e Leona Cavalli, o ator Antônio Petrim, os diretores Francisco Medeiros e Cibele Forjaz - farão um ato público em prol da manutenção do projeto artístico-pedagógico original, que se encontra ameaçado.
Internacionalmente conhecida por seu projeto inovador desde sua fundação, em 1990, a ELT foi idealizada pela artista-pedagoga Maria Thaís Lima Santos, (hoje professora doutora da USP e coordenadora do TUSP), e coerentemente transformada pela experiência e pelos diversos mestres que passaram por ela tais como: Luis Alberto de Abreu Antonio Araújo, Tiche Vianna, Francisco Medeiros, Cacá Carvalho, Renata Zhaneta, Cibele Forjaz, Cláudia Schapira, Denise Weinberg, Sergio de Carvalho.
Da palavra "Livre" - presente no nome da Escola - emerge um campo pedagógico próprio, que pressupõe o conceito de deliberação coletiva, derivado do contínuo diálogo entre mestres, aprendizes e funcionários (constituintes legítimos da comunidade ELT), num processo de não-hierarquização, radicalmente contrário a imposições.
Desde o final do ano passado, após a eleição do atual prefeito Dr. Aidan Ravin, a comunidade da Escola Livre de Teatro tem se reunido para conhecer o projeto cultural para a cidade de Santo André. Em 28 de novembro, organizou um ato público, o Encontro Cultural da Cidade, quando se esperava como convidado principal Dr. Aidan Ravin. O então futuro prefeito não compareceu, mas fez-se presente através de seus assessores e do vereador recém eleito Gilberto do Primavera, que firmou publicamente seu compromisso com a cultura da cidade e com a manutenção do projeto original da ELT.
No entanto, como primeira medida, designaram para escola uma nova coordenadora não pertencente ao quadro de mestres e desconhecedora do projeto em curso. Em assembléia geral da escola, em 3 de fevereiro de 2009, com a presença de toda comunidade ELT e da coordenadora, o atual Secretário de Cultura, sr. Edson Salvo Melo, não só reiterou a continuidade do projeto artístico-pedagógico como também acenou a reforma física do prédio da ELT, readequando o espaço para as atuais necessidades da escola.
Passados oito meses da nova gestão, de contínuas tentativas de diálogo entre a comunidade, a coordenadora sra. Eliana Gonçalves e os funcionários também recém transferidos para a escola, encontros mediados pelo coordenador Edgar Castro (mestre da escola há 11 anos), fomos surpreendidos por esta repentina demissão feita pelo diretor de cultura Sr. Pedro Botaro no dia oito de setembro.
No ato público os artistas entregarão uma carta ao Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, sr. Edson Salvo Melo. A idéia é pedir que se reveja a demissão de Edgar Castro - escolhido democraticamente pela comunidade escolar e com ampla aderência de todos - e a que se possa dialogar sobre a presença da sra. Eliana Gonçalves.
A concentração para o ato será às 14h em frente à ELT:
Praça Rui Barbosa s/ nº, bairro Santa Terezinha, Santo André.
Segue em passeata até o Paço Municipal de Santo André.
Os interessados também poderão participar do movimento que reivindica a manutenção do projeto pelo blog: http://www.movimentolivre-sa.blogspot.com/
Assessoria de imprensa:
Carolina Splendore Cameron carolsplendore@gmail.com
Tel. 3705-0741 / 8144-8350
Mariana França mari_arcadia@yahoo.com.br
Tel. 8216-2683
http://www.youtube.com/watch?v=DYxK8cbCSiY
02 setembro 2009
NEKROPOLIS NO IV FESTCAL
EXTRA EXTRA EXTRA!
MAIS UMA APRESENTAÇÃO DE NEKROPOLIS VINDO AÍ!!!
Vamos participar do IV FESTCAL, Festival de Teatro do Campo Limpo.
A apresentação será dia 4 de setembro, sexta-feira, no CEU Casablanca às 20hs.
Gratuito!!! É só chegar! É só chegar!!
Serviço
Nekropolis
Com a Formação 10 de Teatro
Direção: Gustavo Kurlat
Dramaturgia: Roberto Alvim
CEU Casablanca - 4/09/09 - sexta-feira - 20hs
Rua João Damasceno, 85 - Campo Limpo
Entrada gratuita!
18 agosto 2009
Trap
Em volta de mim tudo é cidade
Tudo é cidade
Nada escapa ou renuncia
Nada deixa viver
Tudo estilhaço
Tudo atravesso
Tudo deixo passar
Tudo seres
Tudo máquina
Tudo trabalho
Trabalho
Trabalho
22 julho 2009
cento e um
Um lapso.
Lápis desenhando o risco tênue dos seus cílios inferiores (eu quis ser desenhista e mal virei um escritor).
Escrever é desenhar com palavras na imaginação dos que nos lêem. Escrever é bênção e alívio, prazer e dor. De nunca acertar. De estar em busca todos os dias. De enfrentar falta de idéia, palavras que nunca preenchem, buraco na alma. Enfrentar, insônia adentro, o silêncio insuportável de uma rua inabitada. Cabeça inabitada.
Então escrevo sobre:
Dificuldade de encontrar o outro que me foge eternamente por entre os dedos, vivo tapando sol com peneira, tentando te buscar de peneira e alçapões nas minhas mãos duras de quem ama até demais. Mas quando? O amor te machuca não é? O amor te arranha te cospe na cara te xinga na madrugada. Te liga e te acorda cheio de rancor, o amor, essa besta desvairada. Essa coisa feita sei lá de que substância que às vezes corrói e arde quando entra em contato com a pele. Eu só queria que. Só queria. Você e só. Só você só pra mim. Você só pra mim. Você pra mim e só. Doença esse amor compulsivo esse amor enjoado egoísta mesquinho.
Quando você se esquece de mim e eu me esqueço de ser sã. O amor me possui me retorce e me transformo em monstra desvairada Medéia maluca de amor nas veias. Então é tarde. Nada segura ou contém. Jogo tudo no lixo, cuspo no seu nome, te juro o ódio mais horroroso. Aí é tarde. Porque você se volta contra o meu amor doente e não quer mais compactuar.
E a Medéia vira cordeiro manso rapidinho pra não te perder. A Medéia morde a língua e esquece de tudo pra não te perder. Vira Ofélia num instante. E diz que estava possuída, sei lá o que me deu, essas coisas, a Lua, a TPM, acho que to no meu inferno astral. Não, aquela ali não era eu, não, imagine, como pode? Eu sou essa aqui, meu amor, você me conhece, não é? Eu jamais seria capaz de.
A sombra às vezes é tão imensa que até nós mesmos nos recusamos a olhá-la de frente.
20 julho 2009
25 maio 2009
Analfabetismo escrito
Óleo na máquina e pau no gato. Anda, bora (re)começar a escrever. Que preguiça que nada, agora ninguém vai me segurar. Solto a língua, desenrolo os dedos no teclado e o som das palavrinhas se formando já me preenche a alma de um estranho e perigoso prazer. Cigarro no dedo, costas se aprumando na cadeira, bora que o mundo não espera ninguém.
Eita espera que aqui dentro tá difícil de exprimir por mais que se esprema custa sair. É valioso demais ou é falta de assunto que corrompe neste exato minuto ou dias ou meses que já não me aguento. Que não me faço entender, já sei não mais explicar o quê. Acontece.
Acontece.
Sempre acontece assim: que num dia sem mais, sei que dia não, dia sim, dia não, dia assim, é isso que dá deixar a cabeça governar. Instrumento falho é a cabeça. Precisamos mais é de outras coisas mais. Outros órgãos estimulantes, incensos, ansiolíticos, calmantes naturais. Controlar quem nos controla a torto e a direito.
Não peço desculpas pelo texto em frangalhos tenho mais é que expressar antes que me engulam nessa vida.
Que o leitor se deixe diluir, se deite, degole, deguste-me. Leitor é pressas coisa mesmo.
Eita espera que aqui dentro tá difícil de exprimir por mais que se esprema custa sair. É valioso demais ou é falta de assunto que corrompe neste exato minuto ou dias ou meses que já não me aguento. Que não me faço entender, já sei não mais explicar o quê. Acontece.
Acontece.
Sempre acontece assim: que num dia sem mais, sei que dia não, dia sim, dia não, dia assim, é isso que dá deixar a cabeça governar. Instrumento falho é a cabeça. Precisamos mais é de outras coisas mais. Outros órgãos estimulantes, incensos, ansiolíticos, calmantes naturais. Controlar quem nos controla a torto e a direito.
Não peço desculpas pelo texto em frangalhos tenho mais é que expressar antes que me engulam nessa vida.
Que o leitor se deixe diluir, se deite, degole, deguste-me. Leitor é pressas coisa mesmo.
13 abril 2009
Para falar do que alimenta
No fundo é sobre isso que esse blog trata, do que nos alimenta. Cada um ao seu modo, ao seu gosto publica do maneira própria o que gosta, o que vive e o que consome. Aqui vou tratar de comida, e acho que isso dá conta de me apresentar nesse primeiro contato.
23 fevereiro 2009
Carnaval
Em São Paulo, no carnaval, não consigo deixar de me perguntar: Por quê (raios) não existe carnaval em São Paulo? Ou melhor, por quê São Paulo deixa de existir no carnaval? Andando de carro pelas ruas nesta tarde me vi numa cidade absolutamente desértica; portas fechadas, nem carro nem gente nem cães circulavam pelos cantos da hipermegalópole em pleno domingo de carnaval. Os paulistanos se mandaram, não sobrou nenhum folião para fazer a festa, nada de fantasia, tamborins ou confetes deram um colorido à cidade-cinzenta. Será que nem no carnaval, a maior orgia festeira do Brasil, o nosso ícone, aquilo que nos diferencia brasileiros do resto do Planeta, a cidade São Paulo consegue se divertir um pouquinho? Deixar de ser tão cinza e tão entediada? Vamos São Paulo! Vamos se fantasiar, vamos fingir por pelo menos quatro dias que não somos assim tão trabalhadores, tão atarefados, tão compromissados, tão terninhos e taiers! Vamos São Paulo! Vamos invadir a Paulista de peito de fora, vamos jogar serpentina no prédio do Itaú, vamos rebolar descalços na Faria Lima! Deixa de ser, São Paulo! Vistam suas máscaras! Secretárias, se transformem em vampiras, Margaridas, feiticeiras ou odaliscas! Executivos, vistam a roupinha de marinheiro e mandem tudo às favas! A gente pode, aqui sim, no Brasil, aqui pode tudo no carnaval. Resta-me (que tristeza) ligar a televisão e assistir ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, babar pelas mulatas cariocas que são tão mais mulatas que as paulistanas.
12 fevereiro 2009
Viagem de volta
Volta, meu irmãozinho, volta. Que você partiu e me deixou a ver navios em frente ao mar. Que você me deixou só com o Rubi. Volta, irmãozinho, para fazermos música, pra conversarmos noites afora, pra passearmos na noite linda de São Paulo, em meio a fumaça, mendigos e luzes, mas linda. Volta baby brother, a Avenida São Luís não é a mesmo sem ti. O porteiro Otaviano manda notícias, também ele sente saudades. Volta que quando você foi parecia que tudo morria. Volta Gordines. Venha ver essa gente bronzeada mostrar seu valor. Que Europa que nada. Aqui estamos com a faca e o queijo. Não neva. A gente é quente por dentro e por fora. Volta que as mulatas te querem no sambódromo no carnaval. Volta que a Inês faz tutu de feijão pra você. Volta, irmãozinho, que o Guimarães pra mim caiu no esquecimento, sem você por perto pra me ler trechos cansativos e geniais. Venha ver a tua irmã de cabelo curto. Venha ver a vista do Ambassador - 8b. Venha que nada mudou muito. Nada mudou. Tudo te espera. Venha ver a minha peça que estréia no dia do seu aniversário. Venha irmãozinho. Venha ver Irene rir e venha mostrar tua risada. Que Europa que nada. Vamos dar cambalhota, assistir Chaves, perseguir o Tom Zé, Gero Camilo, nos entupir de comida em Jaú. Vem meu irmãozinho que já não dá mais pra não te ter por perto. Vem que o coração arde.
29 janeiro 2009
Elas, as
Não sou máquina de escrever. Meus dedos doem de bater no teclado depois de noites incessantes de palavras e cocaína. Tremem. Que eu durmo sonho acordo escrevo durmo. Escrevo dormindo. Escrevo acordando. No carro, na ioga, na sala de estar, trepando com meu namorado, assistindo tevê. É que palavras me perseguem. Frases chegam prontas na minha cabeça e eu tenho a obrigação de armazená-las em mim. Não escolho o momento em que chegam. Elas vêm quando querem (quando não querem não vêm). E quando cismo em escrever sobre elas, as palavras, saem correndo de mim. Acho que não gostam da metalinguagem, preferem ser utilizadas para escrever sobre outros temas ( e é possível escrever sobre tantos, não? As palavras dão conta de tantos temas!). Todos os temas estão nas palavras. E elas me vêm assim, aos montes, às vezes toneladas de palavras caem sobre mim durante o dia, então as descarrego no caderninho, no blog, na parede, no travesseiro, no ralo do chuveiro... Mas eu não sou máquina de escrever. Sou coisa de sentir de viver, não quero ter que escrever sempre e detestaria ser escritora (escrever por obrigação é um fardo!).
E agora, tendo dito isso, todas as palavras se perderam de mim, me deixaram só, de frente para o branco da tela que é igual ou pior que o branco do papel em branco.
E agora, tendo dito isso, todas as palavras se perderam de mim, me deixaram só, de frente para o branco da tela que é igual ou pior que o branco do papel em branco.
15 janeiro 2009
O que é o que é?
Eu sou de cada um um pouco/ Um pouco amontoado - diz o Gero Camilo.
Enquanto eu: eu sou um amontoado de cada um um pouco.
Tenho um braço de cada tamanho e olhos de cores diferentes. Tenho língua de um, cheiro de outro. Tenho medo de amor. Sinto forte, tenho suor de uns três, quatro, cinco. Tenho voz de muitas. Amor de mãe, dor de filha. Tenho eu com cinco anos, treze anos, dezenove. Sou amontoado de fotos, fatos, pactos de vida e morte, arrependimentos e marés de sorte. Um aglomerado de tias, vós, bisavós. Enterros. Linhas da mão. Passado e futuro no aquiagora. Sou todos os corpos que passaram por mim. Tenho pernas de mil antepassados, força de mil espíritos. Sou Logun Edé. Tigre. Virgem ascendente Touro. Sou minha mãe, meio Bel meio Ana, meio Clara Iza, meio Marina, meio Julia. Meio Cecília. Sou minhas mulheres em mil, em mil em mim. Sobreviventes de guerra me habitam, sobrevivi ao nascimento e chorei nos piores e melhores momentos. Sou uma qualquer. Uma lembrança. O que poderia ter sido. A máxima potência. O menor pecado. De carne osso e sentimento que corta e sangra. Sou todas as menstruações, sou óvulo e espermatozóide. Sou as piores trepadas e os melhores orgasmos. Sou cabelos caindo no ralo, olheiras na ressaca, sou produto frágil: cuidado que entorna. Sou venenosa e líquida. E fleumática e melancólica. E chega disso.
Enquanto eu: eu sou um amontoado de cada um um pouco.
Tenho um braço de cada tamanho e olhos de cores diferentes. Tenho língua de um, cheiro de outro. Tenho medo de amor. Sinto forte, tenho suor de uns três, quatro, cinco. Tenho voz de muitas. Amor de mãe, dor de filha. Tenho eu com cinco anos, treze anos, dezenove. Sou amontoado de fotos, fatos, pactos de vida e morte, arrependimentos e marés de sorte. Um aglomerado de tias, vós, bisavós. Enterros. Linhas da mão. Passado e futuro no aquiagora. Sou todos os corpos que passaram por mim. Tenho pernas de mil antepassados, força de mil espíritos. Sou Logun Edé. Tigre. Virgem ascendente Touro. Sou minha mãe, meio Bel meio Ana, meio Clara Iza, meio Marina, meio Julia. Meio Cecília. Sou minhas mulheres em mil, em mil em mim. Sobreviventes de guerra me habitam, sobrevivi ao nascimento e chorei nos piores e melhores momentos. Sou uma qualquer. Uma lembrança. O que poderia ter sido. A máxima potência. O menor pecado. De carne osso e sentimento que corta e sangra. Sou todas as menstruações, sou óvulo e espermatozóide. Sou as piores trepadas e os melhores orgasmos. Sou cabelos caindo no ralo, olheiras na ressaca, sou produto frágil: cuidado que entorna. Sou venenosa e líquida. E fleumática e melancólica. E chega disso.
06 dezembro 2008
Lalma
Escreviver
é
adormamortecer.
Fundo ir em frente
Seguir rumo são
Paulo me pertence?
Para eterneternizar
esquecer parece bom
Deixa que a alma lembra confia na alma a alma sabe sim
ela que vive e morre a vida inteira
Ela sim
ela lembra
Eterneternizar é escreviver mansamente.
Comalma. Com. Calma.
é
adormamortecer.
Fundo ir em frente
Seguir rumo são
Paulo me pertence?
Para eterneternizar
esquecer parece bom
Deixa que a alma lembra confia na alma a alma sabe sim
ela que vive e morre a vida inteira
Ela sim
ela lembra
Eterneternizar é escreviver mansamente.
Comalma. Com. Calma.
25 novembro 2008
O dia em que o teatro se revelou morte dentro de mim
Aqui morte e vida pulsam juntas
de mãos dadas com o precipício
se faz uma cena
Onde está?
Um sopro de vida
pinceladas tênues
vindas do dentro fundo
abismo de nós
Um pincel fincado no coração
pra expressar cor da alma
cor de vida morte quase quase
Ator Artaud
Ficar em contato
permanecer dentro de mim
em contato
alma vida morte
com tudo o que aqui está
o aspecto do Humano
que está presente em
todos nós
embora nos esqueçamos disso
de mãos dadas com o precipício
se faz uma cena
Onde está?
Um sopro de vida
pinceladas tênues
vindas do dentro fundo
abismo de nós
Um pincel fincado no coração
pra expressar cor da alma
cor de vida morte quase quase
Ator Artaud
Ficar em contato
permanecer dentro de mim
em contato
alma vida morte
com tudo o que aqui está
o aspecto do Humano
que está presente em
todos nós
embora nos esqueçamos disso
Assinar:
Postagens (Atom)