Oba!
de volta aí, 2010 - com certo atraso - em ritmo etíope!
a música é do Mulatu Astatke, e chama Yegelle Tazeta, mandando ver enquanto o menino lobo esquece todos os seus problemas, a la Hakuna Matata...
Mostrando postagens com marcador *coh. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador *coh. Mostrar todas as postagens
08 março 2010
08 dezembro 2009
La Bomba de Tiempo
'
CRISE NOS VESTIBULARES DE TODO O PAÍS!
Será o começo do fim desse sistema retardado de seleção?
Será que com isso eles (eles? quem são eles? e nós?) vão perceber que esse método tem que mudar urgentemente pra um mais democrático, mais acessível, menos apartante, menos intimidante, onde a educação não apareça como um bicho de sete cabeças inalcançável, como ela é para a maioria da população brasileira?
Será que teríamos a humildade de olhar com consideração para o nosso vizinho que possui um sistema que, se não é o melhor do mundo, pelo menos funciona de verdade ha vinte e cinco anos e abre as portas do ensino pro seu povo, ao invés de desestimulá-lo?
Será que alguém tem a intenção de manter essa porra altamente regressiva e frenante (e arcaica, e BURRA) por muito tempo ainda?
Ou será que vamos ter que estimular o boicote a essa instituição fragilíssima, aproveitando a onda, pra que as pessoas caiam na real?
p.s É óbvio que o imenso tumor que temos na nossa educação não curaria com uma (não simples) mudança no sistema de ingresso ao ensino superior, mas com certeza seria um passo importantíssimo, mais ainda se não fosse o primeiro.
CRISE NOS VESTIBULARES DE TODO O PAÍS!
Será o começo do fim desse sistema retardado de seleção?
Será que com isso eles (eles? quem são eles? e nós?) vão perceber que esse método tem que mudar urgentemente pra um mais democrático, mais acessível, menos apartante, menos intimidante, onde a educação não apareça como um bicho de sete cabeças inalcançável, como ela é para a maioria da população brasileira?
Será que teríamos a humildade de olhar com consideração para o nosso vizinho que possui um sistema que, se não é o melhor do mundo, pelo menos funciona de verdade ha vinte e cinco anos e abre as portas do ensino pro seu povo, ao invés de desestimulá-lo?
Será que alguém tem a intenção de manter essa porra altamente regressiva e frenante (e arcaica, e BURRA) por muito tempo ainda?
Ou será que vamos ter que estimular o boicote a essa instituição fragilíssima, aproveitando a onda, pra que as pessoas caiam na real?
p.s É óbvio que o imenso tumor que temos na nossa educação não curaria com uma (não simples) mudança no sistema de ingresso ao ensino superior, mas com certeza seria um passo importantíssimo, mais ainda se não fosse o primeiro.
29 novembro 2009
Experiência Hermética
Anteontem, aqui em Buenos Aires, fez um show ninguém menos que Hermeto Pascoal.
Aliás, não fez, deu um show. Deu-nos um banho de sua mais do que cáspita presença.
Eu fui.
Ele me impressionou de tantas formas e tantas vezes, que eu botei um sorriso que sequer titubeou durante o concierto inteiro, e lá ele se manteve, teimoso e acomodado. Deve estar la até agora, pleno e satisfeito na poltrona do Gran Rex, se re e ressorrindo pro restinho de Hermeto que sobrou e lá vai morar a partir de agora.
Eu nunca tinha ido a show dele, mas ja deu pra ter a certeza de que são todos ímpares, de que é sempre um espetáculo, muito diferente do último e de todos. Seu ânimo e sua atividade eram realmente incríveis, como se ele estivese vivendo ali o ápice da sua carreira, bem diferente de um veterano tocando sentado seus temas rasos sobre um futuro curto.
Mas não é nem isso, a verdade é que ele é um cara atemporal, eternamente ativo, e sem planos de descenso.
Hermeto tem algo de divino. Sua onipresença farejava-se de longe, desde a hora em que eu entrei no teatro. Ela quase toma uma forma visível, por meio de sua música transbordante, e ele não precisa nem estar no palco. E daí surge o seu não-estrelismo, ao deixar e voltar ao palco sem alarde, a qualquer momento, como se sua presença física fosse o de menos.
A parte engraçada foi cuando o seu teclado o traiu e parou de funcionar. Depois de muito insistir em suas teclas mudas, ele perdeu a paciência, as estribeiras, mas não a compostura, e muito menos a classe. Esbofeteou-o como velho experiente, tirou o sapato, e sapatada no teclado! Até que os técnicos entraram correndo pra trocar o instrumento. E a banda lá, hermetando. Sem o teclado, mas não sem o tchan, ele sacou uma chaleira da algibeira e foi acompanhar a banda. Ovação. Depois, com o seu novo teclado, tudo dentro da mesma música, entoou um samba improvisado sobre como ele não tinha teclado, sobre como o som não podia parar e sobre como os desesperados técnicos de som eram maravilhosos. Hermeto.
Pois eis que ei-lo aí, aqui, ativo e reativo como sempre, como um garoto brincando com o seu violão novo, como um ancião que fala bebe cospe fura sua sôa música, como uma montanha sábia, da maiores.
Gracias Hermeto.
13 novembro 2009
Gigância dos Gênios
Pessoal, amanhã, sexta-feira 13 (!), Os Gêmeos vão dar vida a um imenso painel que eles pintaram, e um gigante de 20 metros vai passear pelo Vale do Anhagabaú, no espetaculo "O Estrangeiro".
Quem puder vá, eu considero imperdível, pero qué sé yo?
Tem que aproveitar quando eles dão essa passadinha pelo Brasil...
Ó:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/11/boneco-dosgemeos-no-vale-do-anhangabau/
Quem puder vá, eu considero imperdível, pero qué sé yo?
Tem que aproveitar quando eles dão essa passadinha pelo Brasil...
Ó:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/11/boneco-dosgemeos-no-vale-do-anhangabau/
15 outubro 2009
FESTA!
'
''Essa festa é pra todo mundo, menos pros jornalistas! Chupem! Chupem todos vocês!!''
Diego Maradona
Alguns de vocês talvez não se dêem conta da importância disso, mas hoje, enfim, a seleção argentina se classificou para a Copa do Mundo da ÁFRICA.
E comandados pelo cojonudo e compostudo Maradona.
Realmente um personagem.
Ay, como eles - e eu, por supuesto - estão aliviados!
Com certeza os aires amanhã vão estar muito mais leves, vou colher muito mais onda e vou conseguir trocar minhas moedas aonde eu quiser...
Viva, Argentina! que susto....
''Essa festa é pra todo mundo, menos pros jornalistas! Chupem! Chupem todos vocês!!''
Diego Maradona
Alguns de vocês talvez não se dêem conta da importância disso, mas hoje, enfim, a seleção argentina se classificou para a Copa do Mundo da ÁFRICA.
E comandados pelo cojonudo e compostudo Maradona.
Realmente um personagem.
Ay, como eles - e eu, por supuesto - estão aliviados!
Com certeza os aires amanhã vão estar muito mais leves, vou colher muito mais onda e vou conseguir trocar minhas moedas aonde eu quiser...
Viva, Argentina! que susto....
04 outubro 2009
02 outubro 2009
01 outubro 2009
falando em inveja...
pô, aproveitem por mim, por favor...
CARTIER-BRESSON NO SESC PINHEIROS
de terça-feira à sexta-feira, das 10h30 às 21h30
e nos Sábados, Domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Até dia 20 de dezembro (de repente eu pego) - ENTRADA LIVRE
Algum motivo para não ir? façam-me o favor!
CARTIER-BRESSON NO SESC PINHEIROS
de terça-feira à sexta-feira, das 10h30 às 21h30
e nos Sábados, Domingos e feriados, das 10h30 às 18h30
Até dia 20 de dezembro (de repente eu pego) - ENTRADA LIVRE
Algum motivo para não ir? façam-me o favor!
30 setembro 2009
Às Mãos de Guayasamín
O Brasil é um país lindo.
Sue beleza, sua riqueza, sua cultura, se somadas ao seu charme, podem até atribuir-lhe um status de Partidão!
Mas essa riqueza sim nos danou e dana. Justo por ela somos tão amaneiradamente cegos. Vamos comprar legumes e frutas la nos confins do Ceasa (ou Ceagesp, pros mais espertinhos), e nem notamos a suculência do pomar do nosso vizinho.
Ja julgamo-nos com o bucho cheio, completos e íntegros, e isso fomenta o nosso pedantismo ao virarmos as costas para os outros nózes, que, irmãos, dividem com nosotros um esse continente. É verdade que um baião-de-dois enche prá lá a pança, mas vamos por isso deixar de provar um maravilhoso peixe ao molho ácido de limão, marinado desde a noite anterior?
Se nos falta algo, fechamos os olhos e vamos sem balbucear buscar referências la na puta que o pariu da Europa, ou na ''América''. (América?). O quê, planteio, não é de fato mau, eles são realmente o palco do mundo, o ponto de referência, e sua cultura é sim rica e encantadora, mas eu digo que estamos xispando de algo tão encantador quanto. Se não mais.
O Brasil é, mas de muito longe, o país mais apartado da América Latina.
A cultura latina não está aí, ela sim sempre esteve, forte, rica, desafiadora, abundante e maravilhosa; e nós, assim como o resto do mundo é que a ignorávamos.
Não me delongo. Afinal, estou aqui pra falar desse cara. Oswaldo Guayasamín fez parte do tão grande Movimento Modernista Latino-Americano, que não brasileiro. Sim, ele foi imenso e intenso tambem fora do Brasil, especialmente no México, onde José Orozco, Diego Rivera, David Siqueiros, com o seu Muralismo, e a própria Frida Khalo fizeram miséria. Enquanto isso, no Equador, Guayasamín modernizava a banca. Sempre denunciando o absurdo tratamento que o Homem dá ao próprio Homem, pintou desde seus oito anos de idade sem parar, até o último ano de sua vida, 1999. Por isso sua obra, tão extensa, é dividida em várias fases; essas mãos, que me chamaram atenção à sua obra, fazem parte de um período chamado ''La Edad de la Ira''. Todas são de enorme formato. Imaginem.
E reparem como as mãos podem ser extremamente expresivas. Muitas vezes mais que um olhar ou mesmo um rosto todo.
Afinal a mão é uma extremidade, é pra onde confluem muitíssimas forças, se por querência, a ela forem direcionadas. E uma extremidade muito versátil, ou seja: transforme a sua mão no que você quiser!
Guayasamín, pra mim, captou essa expressividade em sua essência.



Mas isso realmente não é nada, quem gostou pode procurar mais no sítio dele: http://www.guayasamin.com/pages/index.html
p.s.: y desculpem a qualidade das imagens, no site elas estão com certeza muito melhores!
Assinar:
Postagens (Atom)