18 dezembro 2008

Adeus

Pensei pensei.

Como é difícil escrever, meu Deus, depois tanta palavra bonita que tem por aí.
Mas a pretensão é falsa - fingida? - pensa e não e escreve. Ou pior, finge que não pensa?

Foi o Rousseau que disse, a primeira língua do mundo é poesia, uma onomatopéia para aquilo que queremos dizer, que aos poucos foi virando aquilo que queremos dizer.

Nas línguas românticas, a despedida vem junto à Divindade:
Adio
Adieu
¡Adiós!
Adeus

Talvez por isso seja tão árduo escrever; despimo-nos deste traje, forçosamente romântico, de um apreciador barato à espera do Prêmio Jabuti - no primeiro blog - e esqueçemo-nos do essencial: transmitir.

Utilizo deste espaço público, dizendo aquilo que quero dizer.
Repetir, no entanto, é um ato inconsciente, por isso não o faço, mas atravesso, através das minhas palavras, as palavras de Bethânia:

Adeus, meu Santo Amaro
Que eu dessa terra vou me ausentar
Eu vou para Bahia
Eu vou viver, eu vou morar
Eu vou viver, eu vou morar
Adeus meu tempo de chorar
E não saber porque chorar
Adeus, minha cidade
Adeus, felicidade
Adeus, tristeza de ter paz
Adeus, não volto nunca mais
Adeus, eu vou me embora
Adeus e canto agora
O que eu cantava sem chorar

2 comentários:

sofia botelho disse...

E o Wisnik disse assim:

"adeus meu Rio de Janeiro
eu vou me embora pra Moscou
queimar no frio de fevereiro
os raios desse sol
sol enganador
depois jogar no tabuleiro
tua sinuca (tua roleta) teu xadrez
todas as fichas que não tenho
a bala do tambor
e a bola da vez

de onda em onda a onda sabe
Copacabana não me diz adeus
a tarde bate o sol na trave
e o mar escoa vão
entre os dedos meus"

Que belo que é!!

Aninha disse...

Amigos Meus
Vinicius de Moraes
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho
Amigos meus, está chegando a hora
Em que a tristeza aproveita pra entrar
E todos nós vamos ter que ir embora
Pra vida lá fora continuar

Tem sempre aquele
Que toma mais uma no bar
Tem sempre um outro
Que vai direitinho pro lar

Mas tem também
Uma sala que está vazia
Sem luz, sem amor, sombria
Prontinha pro show voltar

E em novo dia
A gente ver novamente
A sala se encher de gente
Pra gente comemorar