12 julho 2009

História da Arte de nosso continente - POR TI AMÉRICA.

O DESENHO DA PALAVRA

http://www.desenhodapalavra.com/

O Daniel Scandurra que me convidou...para falar desse tipo de arte, o nosso, de nosso continente, que é - infelismente - tão pouco conhecido. Desconhecemos quase que por completo a História da Arte da América, embora ela seja tão milenar e maravilhosa cheia de artistas, estilos, belezas, tal como acontece na História da arte Européia - tão mais (não sendo um exagero dizer que quase que exclusivamente) estudada e debatida.

Por me comover com as belezas criadas em nosso continente, com os engenhos criativos e imaginação infinita dos artistas de nossa terra... ( e por não aceitar essa herança colonial que despreza o que é autentico daqui) eu desenvolvi um site que se chama o DESENHO DA PALAVRA para falar sobre as artes e a escrita desenvolvida milenarmente na américa...pelas culturas originárias daqui...as culturas indígenas, que ao contrário do que a maioria pensa não são exteriores a nós, são matrizes fundamentais de nossa identidade brasileira e latinoamericana tal como e tanto quanto, europeus e africanos entre outros...

Bem, o site tem bastante fotos e informações sobre a arte ( concepção moderna do que é arte, a arte milenar da américa, a arte indigena , o que é escrita) e outras informações , desenhos e poesias visuais.

Beijosssssssssssssss especiais para o Caio que nao vejo a um montão de tempo e que sinto saudades.

Espero que se divirtam...
Anita Moreira.

“ Eu quis pelo desenho e pela cor, uma vez que eram essas minhas armas, penetrar sempre mais no conhecimento do mundo e dos homens, a fim de que esse conhecimento nos libere a todos cada dia mais...Agora compreendo que isso só não é suficiente; esses anos de terrível opressão me demonstraram que devo combater não só através da minha arte, mas de todo o meu ser.” Pablo Picasso.

6 comentários:

d scan disse...

bienvenida!

Lucas disse...

Que site lindo!
Por onde andas? De volta ao Brasil?
Bem vinda! Bem vinda!

Anita Moreira disse...

Muito Obrigada Dani, muito obrigada Lucão! Como vai a vida por ai na italia!? França?! bem.. nesse outro continente? Que legalllllll que voce está estudando a história das palavras , dos pensamentos e das idéias... o ser humano é um espetáculo de profundidade né?

Obrigada por ter achado bonito o site!!!!!!!
Sempre me lembro que você gosta de Clarice! hahaha espero que ainda leia coisas que encham seu coração.
hasta..
anita

Chico disse...

increible!

li o site numa toada só...
parabéns pelo esquema gráfico, tá uma beleza!

Bem-vinda,
Chico

Lucas disse...

Já to de volta, Brasil, SP!!! Aprendi muitas palavras e outras sintonias, mas minha carne é de carnaval!
Como conseguiu esse site? Enviou projeto?

Anita Moreira disse...

Que bom Chico! me alegra que tenha gostado da parte visual! e que tenha lido também! tá cheio de erros , preciso concertar... mas muito obrigada pelo apoio.

Lucão, sei como é, compartilho do mesmo espirito, da carne no carnaval. Aliais, fui com o dani no carnaval nos andes e ele ficou deprimido como a música é triste! hahhaa tem algo de nossa alegria que nos alimenta profundamente.

Eu enviei um projeto, era uma bolsa de critica em artes... um edital da funarte....
e o produto final era um site e fui premiada.!

beijos