26 março 2010

Tango

Filme-animação de vanguarda, filmado em 1980, por Zbigniew Rybczyński.
A animação é destituída de enredo, e é baseada em um conceito simples: introdução ao espaço fechado de quantas pessoas executam tarefas repetitivas. O filme combina a precisão matemática da aplicação da visão artística. Tango foi um grande sucesso de animação na Polônia. Rendeu Óscar pela primeira vez a um filme polonês.

O Tango de Zbigniew Rybczyński foi realizado durante quase um ano devido ao seu complicado processo de criação. Aplicada a técnica do ensaio fotográfico, que consiste em separar o movimento da forma, em seguida, organizou as fotos em seqüências de animação. Rybczyński trabalhou no filme todo, e praticamente se mudou para o estúdio Se-ma-fa, transformando a sala de filmagem em sua sala.

Propostas do trabalho:
-- apresentação do espaço como "espaço de memória", onde você pode jogar tudo o que acontece num mesmo local, compartilhado pela idéia de uma vivência simultânea
-- o espaço como uma imagem de isolamento das pessoas no mundo de hoje, cada um dos personagens, embrulhado em suas atividades, ignorando todos os demais
-- como uma crítica à estagnação e repetição da vida humana, a banalidade dos direitos humanos realizadas por agir sem pensar.
-- o ato de se locomover como um mal necessário; a viagem se torna um lugar-nenhum, reduzida sua importância ao momento da saída e da chegada.

3 comentários:

Naiara Lambert disse...

uau!
que brisa!
só uma pessoa com um nome desses mesmo!
haha

d scan disse...

acho que ja tinha visto isso!
muito legal! tem mais coisas dele chico?!

Chico disse...

tem tem! Tem uns trabalhos bem doidos, se pá até melhores que este.

Mostra-los-ei em breve!