13 outubro 2009

Astronomia indigena e arte da américa




Passamos tantos anos olhando para a terra, escavando, procurando no meio de serpentes restos do passado, fragmentos de cerâmica ....perdendo e encontrando na arqueologia a porta do tempo e da arte. E foi derrepente, numa noite estrelada sem nenhuma nuvem, que nos surpreendemos ao darmo-nos conta que tudo aquilo que buscavamos profundamente debaixo da terra, nos desenhos dentro e fora de piramides desenterradas, eram simplesmente cacos do espelho do céu....Não saberia descrever ,na explosão fina de palavras, a sensação daqueles instantes onde os desenhos mayas que estavamos tão acostumados a ver, limpar, restaurar, comentar, se estamparam gigantemente acima de nós, costurado nas estrelas. As constelações então ressoavam seus milênios mais largos do que aqueles milênios moldados pelos homens mayas que guardavamos eternizados em objetos que preciosamente estavam aos pedaços nas nossas próprias mãos. Seus olhos antigos derrepente inundaram-nos e pudemos ver, o que até então não tinha tomado tanta dimensão...os significado profundo de sua arte e sabedoria astronômica, que a mais de 3 mil anos se mantém em seus povoados, "por las sendas de los chamanes."
(Tradução espontanea de meu sentimento sobre trabalhar na exposição de astronomia indigena na amazonia, expressando tambem o que li sobre o cosmos mayas de linda schele....(como ela mesmo disse..."picante pero saborosa" , uma grande artistas e a maior especialista da história da arte deste continente , sobretudo ao que se refere aos mayas....).


Que legallllllllllllll essa vida que vai se juntando como as contelações ( México, Guarani, Amazonia...)

obs: as imagens são do túmulo do rei Maya Pacal da cidade de Palenque... e representa o momento de morrer, Pakal ( rei Maya de palenque) cai pela via lactea, no horizonte do sul. Essa caida se denomina och be " se adentrou pelo caminho" A palavra Maya para a via lactea era sak be ( caminho branco) e xibalbá be "caminho de temor reverente")

Anita Moreira.

Um comentário:

Coh disse...

é, simplesmente TUDO o que eles faziam era voltado pros céus...
ja pensou? de repente eles viviam mais lá do que cá..