24 outubro 2009

Série ideias para SP

Penso muito nessa nossa veloveravivaunivoracidade e não posso me conformar, ela pode ser muito melhor do que é. Ela tem que sê-lo, e logo.

Por todas as coisas que vi, conheci e pensei nessas minhas andanças por aí, existem coisas que já não aceito, considerações e situações que permeiam o meu cotidiano e que resolvi juntar aqui. Elas precisam sair da minha cabeça e passar para a de outros, para ganhar alguma crítica e maior grau de realidade, para, em suma, ver no que dá. Portanto não hesitem em dizer o que pensam a respeito, compartilhemos as nossas questões.

Como vocês verão, resolvi dividir esses pensamentos em três temas: Transporte, Urbanismo e Uma consideração política - que se interligam, obviamente, mas que os dispus assim para cansar menos o leitor e para maior eficácia.

(Vale também lembrar que escrevi (dia 1º de setembro, sob o título "Revolta") um texto a respeito das bibliotecas, que faz muito bem parte dessa série igualmente.)

Como última observação, queria enfatizar que as comparações que farei com outras cidades não têm a finalidade de copiar essas cidades (o que seria impossível). Só servem como ampliação do nosso horizonte, arejando as nossas ideias, para sairmos desse estado de impotência e para fazermos algo melhor do que já foi feito em outras cidades, agregando as nossas experiências. Situo essas considerações na cidade de São Paulo, pois é onde moro, onde cresci, a cidade que mais bem conheço - mas elas podem muito bem ser debatidas em qualquer canto do mundo e transpostas para outras cidades que passem pelo mesmo processo de urbanização desenfreada como o vivido nessa Pauliceia desvairada.

Não quero e nem acho que seria possível transformar o Brasil em Europa, mas me recuso a ver os problemas e permanecer calado. Vale lembrar que o Brasil faz parte da chamada cultura ocidental também e que não é anti-patriota querer mudanças por aqui. Quem gosta de lixo é rato. E quem gosta de limpeza só pela limpeza é germofóbico. Espero equilibrar entre esses dois tipos.

Bom, como são tantas considerações, resolvi diluí-las em diversos subtópicos que pretendo postar (quase) diariamente, afim de discutirmos aos poucos essas questões. Então esse post serve de introdução a todos os demais. Quem quiser criar novos tópicos e discussões sinta-se à vontade também, por favor.

Nenhum comentário: