17 setembro 2009

NO MUNDO DA LUA, OU SERÁ NO MUNDO DAS MULHERES?


"A palavra "menstruação" vem do latim mens e significa "lua" e "mês". A primeira forma de medir o tempo foi pelo ciclo menstrual das mulheres. ..."


Outro dia tive o prazer de escutar a Jú ( namorada do Dani) comentar que toda Lua Cheia está cheio de mulheres dando a Luz nos hospitais ( ela esta estudando medicina). Eu por intuição desde criança já achava esta história de barrigas grávidas uma coisa meio lunática mesmo e "mocinha" percebi que em toda lua cheia estava mestruada....
Sabemos que a Lua rege as marés, e que as mulheres são cheias desses altos e baixos da órbita de um corpo misterioso celeste num perfeito ciclo de 28 dias...
É engraçado esse sentimento de buscar a natureza embora tão algemadas nas vias da cidade....( mas de fato se quero saber se estu no periodo fértil numa noite, devo olhar a lua... se ela não esta ( lua nova) ....então é a hora de gerar filhos...)
que coisa boa é sentir-se integrado ao universo. hahaha.... Mas mulheres tambem tem o contrário...periodo fértil na lua cheia e mestruação na lua nova.... e dizem por ai que depende da idade da mulher os ciclos se alteram entre as luas... Muitas culturas indigenas ou aquelas que não se separaram tanto da observação e da integração com nossa natureza... entendem melhor essas coisas e consequentemente a si mesmos....

Enfim....achei algo tão interessante que pensei que poucas vezes falamos dessas coisas...e que sempr vale a reflexão e a sensibilidade.

5 comentários:

Chico disse...

talvez eu nunca entenda o que você escreveu... mas certamente uma bicada neste universo feminino eu pude dar com esta leitura.

Não tenha vergonha de se expor.

Chico

juliana disse...

anita! outro dia tive uma aula sobre insônia, e aprendi que os adolescentes têm algumas fases do sono alteradas, achavam que podia ser pela correria da cidade estresse da vida moderna etc, e fizeram um estudo com os adolescentes guaranis e eles também apresentaram essas alterações do sono...achei interessante, lembrei de vc!
quanto aos partos, na verdade eles aumentam na troca de fase da lua...o mais loco é que na lua cheia o número de mulheres com bolsa rota é gigantesco...
adorei o post, com certeza estamos em sintonia com a natureza num grau que nem imaginamos...
beijos ju

Lucas disse...

Somos natureza!

juliana disse...

com certeza!mas esquecemos disso frequentemente, bom exemplo é a maneira como a destruimos...

Anita Moreira disse...

salve ju! saudades de todos! sim...achei interessante escrever sobre isso...porque é essas coisa que agora ta no poema da hilda...um passo no caminho, prestar atenção nesssas coisas, na natureza, em nossa natureza e dela em nós e nós nela.... enfim....tenho pegado essa trilha para o mundo. que bom é ter compania, e isso dos guarani jovens... hahah que legal!
o intercamnbio de mundos
beijao