12 setembro 2009

WALDIR 59 - NÚMERO 1 DA VELHA GUARDA DA PORTELA.


Waldir 59 é o número 1 da Velha Guarda da Portela, o mais antigo compositor, protagonista e detentor, da história do samba do Rio de Janeiro. Waldir é conhecido como verdadeira “lenda viva do samba”, pois não só foi o parceiro inseparável de Candeia e o responsável por Clara Nunes e Paulinho da Viola terem integrado a comunidade azul e branca da Portela, como participou do filme Orfeu do Carnaval (sendo responsável por toda parte musical do samba), e até hoje em seus 80 anos, mantém ( criando, organizando e inspirando) a verdadeira tradição do samba.

Seja compondo para Zeca pagodinho, Marisa Monte, participando de partido alto e do carnaval, ou sendo um dos diretores assessores da Portela, Waldir 59 contribui todos os dias para sua comunidade com a verdadeira poesia (fazendo viver por ela tantos ideais; como o desvelo, a humildade, a crítica social, a generosidade e o amor- transmitidos brilhantemente em suas letras e na energia do samba.) Mas não é só com sua comunidade que Waldir contribui, é com todo o Brasil - por ter criado boa parte das mais lindas músicas que cantam (e encantam) até hoje o povo.

Mantendo a história e o espírito dessa expressão da cultura popular que ele mesmo ajudou a criar ao longo de sua vida, Waldir 59 é jurado na escolha dos sambas enredos da atualidade, é fomentador de rodas de novos compositores, é em seu ser a memória viva e a inspiração para que as novas gerações não deixem de cultivar o verdadeiro valor da música popular brasileira, frutificando-o em suas comunidades.

“Porém, ai porém....” como diria Paulinho da Viola (na música “O Rio que passou em minha vida” - que alias foi Waldir o responsável por ter lançado-a na Portela) esse grande mestre de nossa tão amada cultura popular – o samba - não é reconhecido e valorizado como merecia em âmbito Nacional e enfrenta sérias dificuldades para continuar realizando seu trabalho e sua vida , pois esta quase completamente cego e não possui condições financeiras para realizar o tratamento médico que necessita. Mas Waldir 59 é um “caso diferente”, de humanidade, pois não se deixa abater pela doença e continua a caminhar sozinho pelas ruas do Rio com muito esforço ( gratificante ele garante) porque o permite freqüentar todas as rodas de samba. Diz Waldir 59 (diante do espanto de toda gente de como consegue ir de cá para lá de lá para cá de ônibus e andando): eu me oriento pelo que está gravado na memória - junto a toda a valiosa história do samba - o caminho de casa até a Portela.

Assim, é no sentindo de possibilitar que esse grande mestre venha a ter sua importância reconhecida, suas histórias documentadas e divulgadas, e a valiosa oportunidade financeira de tratar de seu grave problema de saúde, é que este projeto está escrito em seu nome, cujo prêmio acreditamos ser merecedor e que representará uma inestimável ajuda, para que no final de sua vida esse grande mestre possa viver com toda a dignidade que merece.

Em anexo está um Dvd desse incrível mestre dando seus depoimentos, respondendo a essas questões e a tantas outras, que cala fundo dentro do peito e ressoa , profundamente, no cerne de nossa cultura e alma brasileira.


Meus queridos....tive a divina oportunidade de conviver todos esses dias com seu Waldir 59, não só o melhor sambista que já conheci, importantissimo para a história da música brasileira, como a pessoa mais carinhosa, sincera, lúcida que já conheci nesse Rio de amor....

Deus é muito bom e me concedeu a oportunidade de ajudar-lo e increver-lo no prêmio de grandes mestres da cultura popular do ministerio da cultura....pois apesar de sua imensa importancia para toda nossa alegria, e magia do samba, sua condição financeira o impossibilita de fazer um tratamento médico ...e se ele não fizer...vai ter que amputar os olhos....mas....deus há de ajudar ainda mais que possamos fazer cds, documentários, ir a cuba! para ajudar seu waldir e consequentemente a alma e a história de nossa música popular brasileira. Por favor todos façam uma oração em forma de samba para que o projeto seja aprovado e possamos dar essa dignidade a ele , a todos nós.

COm todo amor e desvelo...anita.

4 comentários:

Fabiana disse...

Amei este blog...amei tb a imagem no layout...e o vídeo, onde canta Cibelle..mt bom, mto bom!

Lucas disse...

Valeu Bia!
Não é à toa, temos um pessoal da pesada, nossa pesquisadora de plantão Anita, muito lindo esse seu trablho Anita! Q orgulho!

Anita Moreira disse...

hahahhaa obrigada lucão!!!!!! vamos fazendo com amor!
preciso subir os videos!, ou melhor, encontrar voces para ver um video um dia desses, os que gravei com seu waldir!
beijao

juliana disse...

parabéns anita! lindo projeto, chorei até, boa sorte!